20 de dezembro de 2011

Um prato cheio para quem gosta de Poemas e História.

João Cabral de Melo Neto

Autor: João Cabral de Melo Neto
Editora: Alfaguara
 Numero de páginas: 167
Nota: 7

Minha Opnião: O livro se divide em várias partes, e vai narrando a história de um navegante do nordeste que foge da seca. Imagine só narrar uma história em forma de poesia, e ainda um assunto tão complexo! Há quem não goste, mas eu não me arrependo de ler essa obra, pois é simplesmente um livro que merece reconhecimento, Muitos de nós, adolescentes, não nos interessamos por assuntos de história, acham um tédio ler poemas, seria bom se nos interessasemos mais (começando por mim), são histórias de valor, que acrescentam ensinamentos e opniões para nossas vidas.



Sinopse: Os poemas reunidos representam um momento de virada na criação de João Cabral de Melo Neto. São versos que retomam trabalhos anteriores sob outro ponto de vista, ou que renovam sua linguagem e imagens poéticas, abrindo novos caminhos para sua escrita. Morte e vida severina, seu poema mais conhecido, e O rio retornam ao tema do rio Capibaribe e sua gente, já presente em O cão sem plumas, mas agora com uma mudança de perspectiva, em que o próprio rio, no segundo poema, e os retirantes, no primeiro, assumem vozes narrativas. Em Paisagens com figuras, o poeta mescla descrições pernambucanas e espanholas, em diágolo que marcaria boa parte de sua obra futura. São textos fundamentais, que definem não só sua obra, mas também os rumos da poesia brasileira no século XX. Nenhum escritor, afinal, seria o mesmo, depois de ler o que João nos ensinou em Uma faca só lâmina, poema incluído neste volume - dissecando a composição poética como essa faca "sem bolso ou bainha", composta apenas de lâmina, a cortar o poeta por dentro.

 Como é um livro de poemas, separei algumas partes do livro que mais gostei.




O começo do livro não é dos mais empolgantes, aliás, "ler poemas? Que tipo de história é essa?', eu sou amante de poemas e declaro, é bem mais interessante e até estimulante, já que você sempre se esforça para saber se o que você entendeu é o que o autor quer expressar.

Então, se você curtiu, achou que bateu uma vontade aí é porque você se identificou. rs
Achei 2 edições desse livro na livraria online Saraiva: a Edição de Bolso que custa R$ 17,90 e o livro normal custa R$ 36,90

Me digam: Que tipo de livro vocês gostam? Curtiram a dica?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Categorias:

38 comentários:

  1. Ah que legal essa dica eu adorei *-*

    Beijo
    http://marifriend.blogspot.com/
    @Storieandadvic

    ResponderExcluir
  2. Gosto desses livros mais "antigos" nunca li essa, mas li A luneta magica recentemente e não me arrependi achei a historia bem interessante esse também deve ter :3

    http://himi-tsu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. nossa eu to impressionada com vc,acho q temos muito em comum,eu AMO ler e assistir os poemas e textos de joão cabral,acredita que no ano passado eu estudei sobre ele o ano todo e no final do ano assisti ao filme morte e vida severina,porque escolhi ele como tema pra participar de um congresso aqui em recife,tenho orgulho dele ter nascido aqui ^^,beijos.Amei o post vc tem mt aver comigo,aceita parceria?
    http://vivendocomsurpresas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oiie amei o seu blog. Segue o meu? Eu sigo de volta.
    Beijocas!
    Giulia (www.runwayfashionsinha.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  5. Literatura brasileira às vezes é chato de ler, mas sempre a gente aprende muito lendo.

    ResponderExcluir
  6. Li há mil anos atrás no colégio kkkk não lembro muito bem da história!!

    Beijos,
    Carol Veronese
    http://retratoseretalhos.com.br

    ResponderExcluir
  7. Adorei o blog,super lindooo ^^
    Obrigada pelo recadinho e pela visitaaa :D
    Ah,já estou seguindo!
    Beijos

    http://pinkperola.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Pra dizer á verdade não gosto muito de poesia algumas são complexas que nada compreendo, mas quem sabe neh mudo de ideia...bjus

    ResponderExcluir
  9. olá, antes eu era apaixonada por poesia, hoje não gosto mais tannto! MAS GOSTEI DO LIVRO, PARECE BOM, apesar de não te me chamado mt atenção..rsrs.Parabéns por aparecer em outro bloguito! rs..bjus!

    http://dezahoffmannmoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Não gosto muito de poesia,mas já ouvi falar desse livro rs
    wolftheideia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Ah ja ouvi falar tanto desse livro, mais nunca me arrisquei a ler, valeu a dica anjo!!

    Beijinhos e fique com Deus

    www.ohlouka.com

    ResponderExcluir
  12. Oi linda esse livro é muito bom quem compreende a verdadeira historia do Severino interpretando certinho é ótimo, ele diz sobre a teoria da identidade, nossa muito bom rsrs estudei ele durante um semestre de psicologia e me apaixonei rsrs

    seguindo vc no blog bjus

    Convido vc para visitar o meu blog ta rolando sorteio por lá participe bjus.
    sorteio Coisinhas cor-de-rosa da Annye Alves: Sorteio http://coisinhascorderosadaannyealves.blogspot.com/p/sorteio.html?spref=tw

    ResponderExcluir
  13. adorei a dica de livro
    bj
    http://thecamilamorena.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Flor você ganhou o concurso! vê lá!

    ResponderExcluir
  15. Flor eu amei as dicas sim! a os tipos de livros que eu mais gosto são ispiritas e romances, eu adoro!! mais também curto um pouco aqueles de terror... adorei sua unha exposta lá, no unha alheia, espero que me mande também algo pra compartilhar lá no blog!

    passa lá bê, kisses-->> http://ianapaulinhaaaa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Eu não gosto muito de poemas, mas esse livro parece bom =]

    http://pijamacorderosa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Nossa este livro parece ser legal vou la na minha vó ela tem uma estante cheinha de livros kkk quem sabe ela não tenha !
    amei teu blog,seguindo se gostar me segue tambem ?
    falamos de assuntos bem variados como moda,musica,comportamento,testes,indicações e muito mais !

    meninasteens2.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Oi flor,

    Sabia que eu amo este livro?*o*... eu tinha emprestada um livro que continha uma coleção de histórias de terror e suspense e tinha este livro,ameei *--* Muito boa a dica!

    Novo post,confere?

    http://meianoite-br.blogspot.com

    Beijoos :*

    ResponderExcluir
  19. Ótima dica!!!! comecei a ler esse livro mas parei porque deixei de receber. Estava lendo pelo leituradiaria e fiquei sem receber, como tinha montes na fila nem me apercebi, mas vou tentar receber novamente.
    Bjs

    ResponderExcluir
  20. Li para fazer vestibular, mas não o tipo de leitura que gosto.
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  21. Quero ler este livro :)

    http://colorful-mushrooms.blogspot.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  22. Adorei a dica!

    Um beijo,
    http://www.suavemalicia.blogspot.com/

    Twitter: @suave_malicia

    ResponderExcluir
  23. Olá! So aguardando a colocação do selinho Vou-de-Blog p confirmar a parceria.
    Bjoks.
    Lu

    ResponderExcluir
  24. Olá!
    Gostei muito!
    Adoro poemas e achei super legal a dica!

    boas festas pra vc e sua família!kkkk!
    bjs e muita paz!

    ResponderExcluir
  25. Olá lindah!!
    Adorei a dica, parece ser muito bom o livro ja vou colocar na minha listinha!!
    Parabéns!!
    www.newgloss.blogspot.com
    @New_gloss

    ResponderExcluir
  26. Adorei o livroo.
    haha, foofa, não vou poder votar em você, já votei em outra pessoa, se tivesse pedido antes ..
    Desculpa viu ..

    Beijos
    chiquissimas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Qui boum que entendeu amore, achei que ficou brava, sinto muitoo, se não fosse por isso eu votava.

    Beijos
    Chiquissimas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Ja assisti algumas montagens teatrais baseadas nesse livro, e ja escutei falarem mt bem nele. Vou vencer meu preconceito contra a literatura brasileira e tentar ler.
    Gostei do blog

    ResponderExcluir
  29. Oi Su! Já votei em você em uma das enquetes, na outra do meia noite e quinze eu votei em outro blog que gosto muito também! Beijos flor! Tudo de bom, sucesso!

    Estou torcendo muito por seu blog!

    www.leerosy.blogspot.com

    ResponderExcluir
  30. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  31. João Cabral de Melo Neto foi um grande escritor e poeta da nossa Literatura. Que vergonha ainda não ter lido Morte e Vida Severina (para quem é formada em Letras estou atrasada com minhas leituras).
    Suzana, já votei no Adolecentro. \o/
    Boa Sorte querida! Beijossss

    ResponderExcluir
  32. @Nicolas como assim preconceito? nem sabia q isso existia, eu amooo literatura brasileira!

    ResponderExcluir
  33. Pois é, acho que a gente tem que fazer a resenha que fale a verdade! Tenho que ser honesta com os leitores do blog! So assim ganho a confiança deles! (:

    xx

    www.batomdecereja.com

    ResponderExcluir
  34. Vc acredita que ainda não li este clássico?
    beijos

    ResponderExcluir
  35. ooi! obrigado pelas dicas,é só pó de arroz mesmo, minha pele é bem limpinha, fiz umas 3 limpezas de pele com pausas de 1 ou 2 meses e melhorou mt as minhas espinhas, e tbm ja tenho 16 anos, dai meu rosto esta bem mais limpo! UIHUIASHASUI,bem eu fiquei meio confusa, pois cada uma tem suas dicas diferentes,sobre a make lá,omg! umas pedem pra colocar batom mais claro,outras mais fortes, outras pedem pra tirar e outras dizem que esta perfeito! #parei..mas obg pelo comentário,adorei! xoxo (falei mt u.ú)

    http://dezahoffmannmoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  36. Queria poder gostar de poesia, mas infelizmente não gosto, é chato porque tenho 4 livros de poesia que eu gostaria de ler, comecei ler um e não cheguei nem na metade, abandonei.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, será muito bem vinda!

Caso tenha alguma duvida, pergunte, e volte no post que logo será respondido.

Os comentários não aparecem aqui assim que você comenta, todos os comentários são moderados, e podem demorar um pouco para aparecem na página.

ATENÇÃO BLOGUEIROS: Evite spam, não deixe mais de um link na sua postagem, ao contrário ela não será aceita. Eu retribuo COMENTÁRIOS DECENTES. :)