17 de junho de 2012



Número de Páginas: 226
Autor: Manuel Bandeira
Editora: Nova Fronteira
Nota: 10
Sinopse: Retrato da trajetória poética de Manuel Bandeira, esta antologia, organizada pelo próprio autor em 1961, reúne poemas dos livros 'A cinza das horas', 'Carnaval', 'O ritmo dissoluto', 'Libertinagem', 'Estrela da manhã', 'Lira dos cinquent'anos', 'Belo belo', Opus 10', 'Estrela da tarde', 'Poemas traduzidos' e 'Mafuá do Malungo'.




Claro, já ouvi falar muito de Manuel Bandeira, inclusive ouvi muito nas aulas de português o poema "A Onda" (quem nunca ouviu?). Até aí nunca me preocupei em saber mais sobre ele. Só que desde quando comecei a amar poesia (ano passado), tenho lido muitos livros do gênero e ganhei esse de uma amiga. Essa é a melhor antologia que já li. Um livro extraordináriamente triste e bonito. Eu não sei o que é, mas os poemas reunidos nessa antologia tem algo a mais, um toque especial talvez que só o Manuel tenha, uma vida que se reflete em pura e infeliz poesia, em amor e morte, alegria e desgosto. Depois de ler a Antologia, nunca mais vi a poesia da mesma maneira.
A seguir, alguns poemas da Antologia:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Categorias:

29 comentários:

  1. Esse livro é ótimo, li no colegial! :)

    http://www.officialgabi.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. booas dicas
    Teem sorteio rolando lá no blog,participa!
    Vc+Mais Fashion--->♥Facebook

    ResponderExcluir
  3. Nossa muito bom mesmo o livro, deu até uma vontade de ler :)
    jovenclube.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. nao lembro muito bem deste poema chamado "a onda", mas posso dizer a voce, munca foi com a cara do poema, por sua rigidez e por suas palavras complexas e alem disso a falta de chao que elas me passava, por tratar de temas que me parecia que nem a poesia conseguia explicar o verdadeiro sentimento, por isso as formas rigidas e complexas.
    mas no entanto com o passar do tempo, nao é que comecei a gostar de poesia, mas percebi que a poesia é muito mais que rigidez, a poesia moderna é livre, popular, é pé no chao e isso de alguma forma me atraiu, mas o que mais eu gosto sao prosa poética, sei que na poesia ela pode narrar fatos, mas para mim o narrativa poetica é mais agradavelo aos meus olhos e aos meus ouvidos, mesmo que os sentimentos sejam o que fala mais alto ao ler cada um deles, tem um blog que participo sempre acompanho: graf-fite.blogspot.com é incrivel. ela é uma autara brilhante na prosa poetica. só voce vendo.
    estava sentindo sua falta, deu uma diminuida em suas postagens. fiquei sumido um pouco tambem, mas estou sempre acompanhado, nao esqueço dos amigos.
    que bom que voce gostou da aparencia do blog, ja estava cansado com a aparência que estava.

    um abraço

    @ns_rafael
    literaturaearte0809.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. nao lembro muito bem deste poema chamado "a onda", mas posso dizer a voce, munca foi com a cara do poema, por sua rigidez e por suas palavras complexas e alem disso a falta de chao que elas me passava, por tratar de temas que me parecia que nem a poesia conseguia explicar o verdadeiro sentimento, por isso as formas rigidas e complexas.
    mas no entanto com o passar do tempo, nao é que comecei a gostar de poesia, mas percebi que a poesia é muito mais que rigidez, a poesia moderna é livre, popular, é pé no chao e isso de alguma forma me atraiu, mas o que mais eu gosto sao prosa poética, sei que na poesia ela pode narrar fatos, mas para mim o narrativa poetica é mais agradavelo aos meus olhos e aos meus ouvidos, mesmo que os sentimentos sejam o que fala mais alto ao ler cada um deles, tem um blog que participo sempre acompanho: graf-fite.blogspot.com é incrivel. ela é uma autara brilhante na prosa poetica. só voce vendo.
    estava sentindo sua falta, deu uma diminuida em suas postagens. fiquei sumido um pouco tambem, mas estou sempre acompanhado, nao esqueço dos amigos.
    que bom que voce gostou da aparencia do blog, ja estava cansado com a aparência que estava.

    um abraço

    @ns_rafael
    literaturaearte0809.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. A resenha ficou ótima, o livro parece ser muito bom.. gostei muito!


    Beijocas,

    nossoglamour.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. AAh, eu tbm curto muito poesias. Confesso que minhas preferidas são aquelas que fazem sentido, e eu ameei essa que você colocou na imagem!

    Beeijos amore!
    www.blogmymemories.com

    ResponderExcluir
  8. Adorei a dica! Apesar de não ler muitas poesias (preciso mudar isso), parece ser um bom livro para ler.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  9. Hooy Suzana *-*
    Quanto tempoo!!Rsrsrs.Adorei o novo Lay.Eu não curto muito poesia e livros.Tenho vontade de ler o do The Vampire Diaries.Dizem que é diferente da série!!

    Bjs
    www.alebelacoma.blogspot.com
    Tenha uma ótima semana...

    ResponderExcluir
  10. Você curte bastante poesia, né? Nunca li esse livro, poesia não é dos meus gêneros preferidos...
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  11. adorei a dica! Obg pela ajuda flor, beijos

    ResponderExcluir
  12. Nunca li esse livro, gostei da dica
    Obrigada pela visita Suzana!

    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  13. Hey :)
    Como vai?
    Nunca li nada dele :O
    Mas um dia vou ler com certeza.

    Olha,sobre a entrevista,espero postar semana que vem..to procurando umas fotos,alguns videos decentes no youtube da banda e talz kkk
    E bom,não estou apaixonado kkkk

    Beijso e tenha uma excelente semana

    ResponderExcluir
  14. Manuel Bandeira... sem palavras pra descrever!
    Ótimo livro. Claro, ótimo escritor!
    Beijinhos

    www.hiperbolismos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Manuel Bandeira é um grande poeta! *---*

    http://princesacrista.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oie linda, td bem???
    Com certeza um dia vc terá o seu iphone!!!!
    Vim te desejar uma excelente semana.
    =(^.^)=Bjs=(^.^)=
    http://olhardemanu.blogspot.com.br
    Twitter: @manu_mnn
    Instagram: manu_mn
    Facebook: www.facebook.com/manu.mnn

    ResponderExcluir
  17. Ótima resenha, fiquei interessada em ler, tenho conhecido ultimamente um lado meu com um gosto mais poético também. Vou colocar na minha lista de livros que quero ler. <3

    Beijos
    http://www.comoumrefugio.com/

    ResponderExcluir
  18. Parece ser muito bom... E interessante!
    Bjs, Thá.
    http://consumisse.blogspot.com
    @thaharaujo

    ResponderExcluir
  19. Nunca li Manuel Bandeira hihihi
    Mas adorei o texto, principalmente a frase "Quero a delicia de poder sentir as coisas mais simples!" Florzinha, curti teu blog e já tô seguindo.

    Tá rolando sorteio no blog, passa lá!

    Beijinhos,
    Pri Oliveira
    www.alternadiivas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Ei flor! Vim te desejar uma semana linda e abençoada! Que Deus esteja sempre com você! Beijnhos!

    ResponderExcluir
  21. linda! adorei a resenha!!

    mariliaemarina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Belo texto, escolha perfeita em termos de antologia poética, recomendo tb q vc dê uma passadinha na antologia de Fernando Pessoa é um mimo, para quem deseja crescer e conhecer realmente estes dois são top line, porém quem pode de nós diminuir outros tantos q passeiam entre nós a cada dia, menina poetiza vc é um show merece bjos, bjos e bjossssssssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ainda não li Fernando Pessoa, mas com certeza irei ler!

      Excluir
  23. Ameii a indicação,deu muitaa vontade de ler :3
    beijoss

    pinkperola.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Ler Manuel Bandeira é um delícia, o trabalho dele é mt lindo, ótima sugestão. bjs

    ResponderExcluir
  25. Poesia, poesia! Aos poucos me conquista, me cativa, e assim vai, a minha vã filosia "um dia, se aprende a gostar do que nem ao menos imaginou ser possível, afinal somos feitos de mudanças"!

    ResponderExcluir
  26. Que lindo esta seu blog, super organizado e fofo,e é bem leve pra carregar, da até gosto de comentar, odeio blogs pesados, rs..viu que mudei o meu né? deixei ele bem levinho.. bem, adorei a dica de livro, eu nunca li, na real mal ando lendo, to só bloggando e estudando, >< BEIJOS!

    http://dezahoffmannmoda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, será muito bem vinda!

Caso tenha alguma duvida, pergunte, e volte no post que logo será respondido.

Os comentários não aparecem aqui assim que você comenta, todos os comentários são moderados, e podem demorar um pouco para aparecem na página.

ATENÇÃO BLOGUEIROS: Evite spam, não deixe mais de um link na sua postagem, ao contrário ela não será aceita. Eu retribuo COMENTÁRIOS DECENTES. :)