28 de dezembro de 2012


Tenho uma agendinha onde eu anoto tudo de importante e legal (ou até menos importante), que eu faço durante o ano. Para quem não sabe, comecei a gostar de leitura no fim do ano de 2011, então minha coleção ainda não está tão grande, mas decidi anotar sempre que terminava de ler um livro e contar quantos livros li, além de atualizar minha estante no Skoob. Baseada nessas informações preparei esse post para fazer um balanço das minhas leituras de 2012. Curiosos?

Esse ano eu li: 21 Livros. (pouco, né?)
Livros que já li até hoje: 34 (média)
Abandonos: 4

Por incrível que pareça, eu só li 21 livros esse ano! Acreditam? Mas posso dizer que foram os melhores títulos. Não sou de me interessar por livros que só recebem elogios, gosto de ler os criticados para ver se acho o que o autor quis passar lá no fundo de cada frase. No começo do ano me prendi muito em romances tristes e fortes, do meio do ano pra cá li mais crônicas e poesias e no fim vi que livros de aventura não me atraem. Foi assim que abandonei o livro Assassins Creed Renascença no comecinho, e nem li a segunda página de Cinquenta Tons de Cinza. Pois gosto de metáforas, de mensagens... Não gosto de ler ação, matança, histórias sem moral... Só me decepcionei comigo mesma quando abandonei Espumas Flutuantes do Castro Alves, pois tem uma linguagem muito difícil, porém, é um desafio que um dia ainda vou retomar e ler até o fim. Não posso me esquecer de O Coruja, de Aluísio Azevedo, que levei meses para ler até o fim, as 300 e poucas páginas, muito cansativas porém ricas de verbos e Brasil do século 19. 

Os 10 melhores livros que li em 2012:

Como disse, li ótimos livros, então de 21, separei 10 dos melhores.


A menina que roubava livros - Markus Zusak; O Peregrino - John Bunyan; A hora da Estrela - Clarice Lispector; Olhai os Lírios do Campo - Erico Veríssimo;


Querido John - Nicholas Sparks; Sem perder a Alma - Ricardo Gondim; A Hospedeira - Stephenie Meyer; Antologia poética de Manuel Bandeira;


A presença imperceptível de Deus - Ricardo Gondim; Tristão e Isolda - Adaptação de Helena Gomes.

Todos da lista já foram resenhados aqui no blog, na tag Literatura. Tirando A Hospedeira, terminei de ler a pouco tempo e ainda não deu tempo de resenhar, mas já garanto que vale a pena as 500 páginas!

Vamos as metas para 2013? Clique em leia mais.





São essas 3 obras brasileiras acima.
Começando por Dom Casmurro, de Machado de Assis. Ele é da mesma coleção de livros que o Espumas Flutuantes de Castro Alves (Ler é Aprender), e eu pretendo conseguir ler os 2 sem abandonar em 2013.


O livro tem 267 páginas e na foto acima dá pra ver como é uma linguagem um pouco complicada.



No fim do livro tem uma espécia de explicação sobre a obra, com esclarecimentos da linguagem, história e etc.

A segunda é Manuel de Barros, Memórias Inventadas

Esse livro eu tentei ler uma vez (quando eu não tinha costume), li até o fim mas confesso que não entendi nada. Eu esperava por um romance, e hoje, folheando ele eu vi que são pequenas crônicas. Agora quero ler novamente e ver se gosto ou não!


Ele é curtinho. Tem só 157 páginas e é todo ilustrado.

E o ultimo é o Grande Sertão Veredas de João Guimarães Rosa. Um clássico. Vou pular de alegria quando conseguir ler as 624 páginas dessa obra.




Começo do livro com dedicação romântica...


Vejam a grossura disso!


Confesso que quando fui ver quantas páginas tinha, não ousei ler essas ultimas 5 linhas, por isso ofusquei, vai que estraga, né? Mas quase surtei quando vi esse sinal infinito! O que isso quer dizer?? :o

Além desses, coloquei em uma das minhas metas de 2013 ler no mínimo 30 livros.

E vocês tem alguma meta literária? Quais foram os melhores livros que leram esse ano? Me contem nos comentários!!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Categorias: ,

67 comentários:

  1. Adorei demais o post, os livros que você leu me parecerem bem interessante. Eu quero ler a hospedeira e dom casmurro. Fiz um post parecido no meu blog, eu comecei a me interessar pela leitura no meio desse ano e li 18 livros... vai lá ver quais foram !

    naidadeteen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu também li Querido John e é um dos meus prediletos, A menina que roubava livros eu comecei aler mais não conseguir me interessar de jeito nenhum.
    http://fashionistaapaixonada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu sim li pouquíssimos livros esse ano :(

    ResponderExcluir
  4. Hooy Suzana*-*
    Eu não consigo nem ler 1,imagine 21!!

    Bjs
    alebelacoma.blogspot.com
    Uma otima semana...

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelas leituras, eu não li 1 terço do que vc leu, rsrs
    Mas pude ver obrar ótimas e que venha 2013 com muitas leituras boas!

    Beijos e feliz ano novo!

    ResponderExcluir
  6. Por enquanto não tenho nenhuma meta relacionada a livros. Mas vou fazer ainda, pois eu amo ler! Eu tenho um pouco de frescura para ler, poucos me agradam... E quando um livro de um autor/autora me agrada eu costumo comprar todos os livros desse autor/autora, hahaha. Adorei seu post! <3

    Feliz Ano Novo!
    http://nerdassumida.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. adorei suas metas :D espero que consiga! hahaha
    Vc tem Skoob?
    Beijoos

    ResponderExcluir
  8. otimas dicas quantos livros qe vc leu =) eu nao consigo nem ler um hehehe comecei a ler Diarios de um vampiro o confronto ja tem muito tempo mais ainda nao terminei kkkk post novo amr bom fds http://fastfashionpink.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Uauuuuuuuuu,21 livros?Se eu te contar que li apenas 1 tu não vai acreditar né?hehe
    Tem um super sorteio rolando lá no blog,são 2 KITS MARY KAY,vem participar?
    Kiss Kiss ♥

    www.vemserdiva.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. NOSSA, que postagem legal.
    É sempre bom traçar metas para o novo ano, ainda mais quando é meta de leitura. Muito interessante. Vou fazer a minha, e gostei da sua. Você leu ótimos livros esse ano.
    Quero ler o livro Querido Jhon, vai pra minha meta de leitura de 2013.

    Beijos

    http://www.blogmeninamulher.com/

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pelas metas alcançadas!
    Beijos :*
    Nos olhos de quem viu

    ResponderExcluir
  12. Preciso muito de uma agendinha assim também sabe, UAHUAHAUAUAHU eu sempre esqueço do que li/vi, mas adorei os livros que você leu, eu li alguns dali também. beijão

    http://thelittlethings2you.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Nossa até que foram muitos livros, acho que esse ano só li a coleção de Fazendo o meu filme ou outro também que não lembro agora, quero ler mais livros, sou meio preguiçosa nesse aspecto mas quando acho legal fico empolgada!
    bjos

    http://designermaniagiovana.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. nossa que vergonha, pq eu li pouquíssimos livros esse ano!
    mas já coloquei como meta pra 2013 todo mês comprar um livro novo!!
    tenho muitos livros de design, e preciso investir mais em de histórias!
    bejos

    ResponderExcluir
  15. comecei a ler Dom Casmorro mas não terminei, mais por preguiça do que por não ter gostado mas pretendo retomar a leitura. bjs bjs e um ótimo final de ano.
    da uma passadinha no viver sem limites e no style drops quando der ^^

    http://virersemlimites.blogspot.com.br/
    http://blogstyledrops.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. De todos, Clarice Lispector é com certeza o melhor! Amo os livros dela, são sempre tão profundos e reflexivos. Toca na alma. É daqueles que existe uma interpretação diferente pra cada vez que se lê.
    Acho muito válido você ler Guimarães Rosa, é muito bom! Um dos melhores livro que já li até hoje.
    Boa sorte com as metas!
    Beijinhos

    hiperbolismos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. A menina que roubava livros eu li,é ótimo! Amei!
    Estou tentando ler mais livros por ano também! É quando vc viaja sem nem sair do canto,adoro ler!

    Unhas de Réveillon la no blog, vamos conferir ?
    http://nakitaaraujo.blogspot.com.br/

    Te espero lá, beijo!!

    ResponderExcluir
  18. É o seu gosto para livros é muito bom! Parabéns! ♥
    Muito obrigada por ter me ajudado eu finalmente consegui colocar os botões lá! Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Adorei o post linda!
    Eu já li a menina que roubava livros e amei. *--*
    Obrigada pelo carinho em meu blog.
    Beijos. ♥

    ResponderExcluir
  20. Bah, uma vez eu li 24 livros em um ano! Me senti a top das leitoras! hehehe
    Eu sou louca por livros, só que infelizmente hoje não tenho mais tempo pra ler tanto. :(

    ResponderExcluir
  21. Este ano eu só li 7 livros, não tive tempo pra nada! :( Mas em 2011 li 24 *-* ao todo ja devo ter lido uns 40 ou 50 livros eu acho, não sei direito.. rs. Gostei deste post! Pra 2013 quero ler no minimo 25 livros, bater um record.. *-* se eu conseguir né, por que vou começar a faculdade! rs :) Bem amiga, te desejo um ótimo 2013, até ano que vem s2′

    beijão, G+1.

    ResponderExcluir
  22. A menina que roubava livros me marcou muito, um dos melhores que li a vida inteira

    passa lá no meu cantinho, tem post novo

    http://madamelemes.blogspot.com.br/2012/12/banda-da-semana-shinedown-selinhos-novos.html

    bjs

    ResponderExcluir
  23. Eu li ótimos livros esse ano também. Minha meta para 2013 é ler 100 livros! *-*

    Beijos, Bianca
    http://behindenemyline8.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Li A Menina Que Roubava Livos também esse ano e fiquei encantada. Foi o primeiro passo para que eu me encantasse por todo o trabalho de Marcus Zusak. ;3 Os demais livros parecem ser legais. Vou procurar um pouco mais sobre eles. ;3 Parabéns!

    Maturidadeemconstrucao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Aah que lindo *-*
    Loouca para ler alguns livros que estão aii!
    beeijos..
    cupcake-de-morango.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Os livros parecem realmente ótimos, mas "A hospedeira" me curiou , suidsuia' Amei aqui, e estou te seguindo :)
    Ei, ta rolando um concurso lá no blog, aonde você manda seu look de natal ou ano novo e concorre a 1 mês de divulgação + entrevista lá no DP. Não perde essa :) To te esperando :)

    beeijos, sucesso e FELIZ ANO NOVO.

    http://docepimentadas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Não importa a quantidade e sim a qualidade. Achei que os livros que vc mostrou aqui tem isso, tem muito qualidade.
    Adorei suas leituras!

    Beijinhos de fim de semana!

    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Nossa, eu acho que li uns 5 só esse ano kkk ): Pretendo ler mais ano que vem

    Beijinhos <3
    Garota Inocente

    ResponderExcluir
  29. Eu ainda vou ler A Menina Que Roubava Livros, anota aí! haha
    http://an0itecer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Oi quelida aqui em casa é assim tb, tenho uma filha que é profe de Literatura e tem um blog como o seu!

    Passando para agradecer a visita e para desejar
    Ótimo sábado !!
    ♥ Beijos coloridos!

    ResponderExcluir
  31. Nossa que bacana, foi uma média boa de livros lidos ^^ eu tenho metas de livros para 2013 também ^^ e espero que alguns deles sejam indicações suas (:

    jovenclube(.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
  32. Adorei os livros, ainda quero ler alguns deles. Beijão. <3

    www.detalheamor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  33. Comprei três livros para mim ler em 2013!

    Olá , venho convidar você para acessar meu blog www.garotadeestilo.tk e também seguir , eu sigo de volta!
    sei que é pedir muito rsrsrs Desculpa o incomodo! Sempre estarei aqui Beijos!

    ResponderExcluir
  34. Sinceramente 21 livros não acho pouco comparada comigo que não leio xb mas o juntos ao luar é bastante bonito eu nao li o livro mas vi o filme x
    http://thelittlefashionistafx.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  35. Você me deu uma ideia legal sobre fazer um balanço sobre o que li esse ano. Não acredito que você não gostou de 50 tons de cinza, eu adorei. E acho que li menos livros que você.

    ResponderExcluir
  36. nunca li nenhum desses que você selecionou, fora A menina que roubava livros que eu emprestei e nunca terminei D: mas esse ano tbm li nessa medias de 21 ~ 25 livros

    http://himi-tsu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  37. Ótimas leituras, destes, tenho vontade de ler: A menina que roubava livros e Querido John. beijos e um 2013 repleto de bons acontecimentos.

    ResponderExcluir
  38. 21 títulos? Eu não consigo tanto. SE BEM QUE tem muito blogueiro literário que já leu mais #VergonhaPraMim
    ~Emilie Escreve~

    ResponderExcluir
  39. Adorei ai eu nem cheguei a ler 21 livros esse ano li menos, mas mesmo assim eu li bastante, voce tem bom gosto para livros (; e adorei que voce anota tudo na sua agenda eu anoto no meu diario direitinho e tal mas eu adorei.

    blognew-girl.blogspot.com

    ResponderExcluir
  40. Eu tenho A Hora da Estrela a mais de um ano e nunca li :S -- que feio pra mim né?! rs'
    Quem sabe eu leia um esse próximo ano!

    Beijos
    macaaverdee.blogspot.com

    ResponderExcluir
  41. Sabe,eu tinha uma dificuldade tremenda em ler livros desses grandes autores brasileiro,sei lá,na época da escola não me agradava muito.
    Mas na facul de Letras,você aprende = por incrivel que pareça - a gostar desses caras e as obras nem parecem tão insuportáveis assim,sabe?!
    E ah,esse ano o livro que me marcou foi UM DIA,do David Nicholls, o cara é um gênio <3



    Beeeeijos e feliz 2013.
    http://borboletametamorfoseando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  42. Desses que estão ai eu já li A menina que roubava livros,Querido John e Tristão e Isolda, todos ótimos. Eu não sei quantos livros li esse ano, mas foi bastante rs
    http://fasesdegarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  43. Se os teus foram poucos, imagine os meus uahauahauha.
    Ainda tenho que terminar um aqui que eu estou enrolando, mas espero que esse próximo ano eu leia mais.
    bjOos

    ResponderExcluir
  44. Desculpa o palavreado, mas *seucu* que vc leu 21 livros O.O MENINA, COMO EU QUERIA SER ASSIM!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    minha meta é ler mais de 1 nas férias ahuahuhua vou ler "a menina que roubava livros" tenho esse livro desde a época que era febre, mas nunca li o.o
    enfim, parabéns por ser assim.. me encanta pessoas que gostam de ler livros bacanas e não somente "diario da princesa" aHUAHUA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. shaushuahsuahuahauhsua morri com esse momento garota kkkkk :P

      Excluir
  45. Ja leu bastante esse ano! adorei seu top 10, livros muuito bons, beijão Suzana

    ResponderExcluir
  46. Livros maravilhoso !
    Feliz 2013 pra vc !
    beijos ! , seguindo poderia retribui ? Obg
    http://musicasfraseseletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  47. que máximo essa retrospectiva flor!
    Minha lista: li a bíblia inteira, são quantos livros? hauhauhu :D

    Muito obrigada por comentar no meu blog! :D
    Ah e sempre que atualizar seu blog me avise!

    Beeeijooos e FELIZ 2013!

    re-becah.blogspot.com.br

    www.youtube.com/user/blogdareh/featured

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. são mais de 50 né? haha Eu li uns 3 livros da biblia em 2012... Pretendo ler a biblia inteira em 2013 \õ/

      Excluir
  48. Desses eu só li Querido John, e adorei! Tenho vontade de ler A menina que roubava livros, dizem que é muito bom!

    Beijos,
    placestyle.com

    ResponderExcluir
  49. Oi Suzi (eu te apelidei),boas escolhas,ano passado ganhei o dom casmurro da minha professora de português e queria saber se você gostou,ainda não tive paciência de ler,e também gostaria de perguntar se você alguma vez já leu o primo Basílio e perguntar a sua opinião,também ganhei ele.Beijos e feliz ano novo!

    ResponderExcluir
  50. Leu até muito, eu nem lembro quantos livros li ano passado, vou contar uhehueh Gostei do post.
    Feliz 2013 pra ti :)
    @awnste
    http://www.senhoritaliberdade.com/

    ResponderExcluir
  51. Você arrasou na leitura nesse ano.... adorei.
    Estou aqui para te desejar um Feliz 2013.
    Beijo

    ResponderExcluir
  52. oii, nossa você já leu muito, eu nunca li tanto assim, mas esse novo ano eu vou conseguir ler mais, gostei do seu post e do seu blog, já estou te seguindo...
    bjksss
    thiismyreallife.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  53. Adorei os livros, uns eu já li e outros quero ler!

    Eu não consegui comentar no seu último post, mas adorei o seu último texto, nota-se que saiu da alma!

    Beijos

    ResponderExcluir
  54. Acho que são tantos os livros que desejo ler esse ano que fica até difícil nomeá-los aqui.Estou louca pra atualizar minhas leituras, louca por livros novos com boas historias, mas também sinto meio que uma obrigação reler alguns livros, alguns que eu tenho a mania de ler sempre e agora não consigo mesmo deixar de reler...

    bjoos!

    ResponderExcluir
  55. De todos esse 10 livros que vc leu, só li um TRISTÃO E ISOLDA, já li ele umas 7 vezes, meu irmão ganhou na escola mas ele não le enão ele me deu, minha irmã não gostou do livro mas minha amiga amou, esse portanto é mueeu livro favorito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu também ganhei esse na escola hehe
      Quanto aos seus irmãos, talvez romance não seja a praia deles, indique algum livro de aventura, quem sabe eles gostem?

      Excluir

Deixe sua opinião, será muito bem vinda!

Caso tenha alguma duvida, pergunte, e volte no post que logo será respondido.

Os comentários não aparecem aqui assim que você comenta, todos os comentários são moderados, e podem demorar um pouco para aparecem na página.

ATENÇÃO BLOGUEIROS: Evite spam, não deixe mais de um link na sua postagem, ao contrário ela não será aceita. Eu retribuo COMENTÁRIOS DECENTES. :)