19 de dezembro de 2012


No post Mimos de Moça, onde eu trouxe algumas inspirações de presentes para meninas, uma leitora pediu para que eu desse dicas de presentes para crianças de 6 anos... E detalhe: Era para o irmão dela, que era chato com brinquedos. Logo passei a refletir como hoje em dias as crianças estão cada vez mais mimadas e exigentes com os presentes, a maioria quer coisas grandes e caras, o tipo de brinquedo que só brinca uma vez e fica de canto. Além dos Tablets e Iphones que já estão na mão dos pequenos e infelizmente as que não têm condição para comprar um "brinquedo" tão caro sentem-se frustadas.

Sinto saudade de quando um kit com 24 cores de canetinhas já era suficiente para deixar meus amiguinhos de boca aberta, e mesmo assim eu compartilhava com todos eles e tinha todo o cuidado. Quando ganhar um playstation 1 era o nosso grande sonho, e comprávamos jogos piratas para ter uma coleção grande. Sem imaginar, nesses desejos já contribuíamos para as ruas vazias, para um futuro na frente de uma televisão e toda essa infância que vemos hoje em dia perdida. 

Pensando nisso, vi o quanto é quase impossível agradar uma criança nos dias atuais! As simples lembrancinhas não importam mais, não tem mais valor! Me questionei o que fazer para trazer de volta o mundo de fantasia e imaginação que as crianças insistem em fugir... E logo cheguei a conclusão: Livros!

2/3 anos: A Galinha Xadrez - Rogério S. Trezza. 4/5 anos: A festa no céu - Ângela Lago. 6/7 anos: A menina que queria ser Bruxa - Giselda Laporta Nicolelis

Como eu tenho tanta certeza disso? De acordo com a faixa etária, ler livros com uma criança aproxima quem lê com o ouvinte. Uma criança de 2 anos, por exemplo, adora as cores e desenhos do livro, e se prende ao pequeno vocabulário; Já as de 3 a 5 anos não diferenciam a fantasia de realidade e chegam a levar as histórias a sério! As de 6 anos estão na fase de começar a ler com dificuldade e gostam de contar em voz alta as histórias (geralmente sobre o cotidiano), é importante que tenha alguém prestando atenção. 


A idade dos 8 anos é marcada pelos gibis e revistas de curiosidades (como a revista recreio), e aos 10 anos os contos clássicos são finalmente trocados pelas ficções e aventuras. Assim, aos 11 anos a criança já têm capacidade de escolher qualquer gênero à sua escolha, ainda com receio de livros grandes, porém, curiosa por fatos reais, polêmicos, grandes aventuras e histórias do futuro.

Então se você acha que o pequeno não tem interessante em ler, você está enganado! Aliás, quem não tem interesse é você! Tudo que é novo chama a atenção da criança, tudo que os pais fazem as crianças acham que também devem fazer, incentive! E tudo que trás um tempo a mais de carinho e atenção com eles é importante!

Agora se você tem um amigo mais velho que ainda não tem interesse por leitura, presenteie livros também! Qualquer pessoa que tem um livro a sua disposição sente-se desafiado a lê-lo, ainda que por vezes a preguiça e falta de tempo (e hábito) seja grande! Na tag Literatura tem dicas e resenhas de livros ótimos! Dê o primeiro passo e presenteie livros! =]


Leia também: O Sentido do Natal, no blog que gerêncio, o União Jovem =]
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

76 comentários:

  1. É uma ótima dica, minha irmã adora ler *-* beijos

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas e sinceramente o post já me chamou a atenção porque eu adoro ganhar livros no natal, sou apaixonada por livros!

    modasdacarol.com

    ResponderExcluir
  3. É sem dúvida uma boa sugestão.
    Especialmente as crianças devem ser incentivadas a leitura;)
    Eu as minhas primas, certamente vou oferecer uns livros de contos fadas, porque elas adoram;)


    Beijinhos Grandes
    http://pinkstarnailsanastacia.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  4. Gostei da proposta,tbm vou amar se ganhar livros :D
    kiss kiss♥

    www.vemserdiva.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. otima dica de presente flor, mesmo para quem n tem o hábito e importante alguem dar um ëmpurrazinho"neh
    bjos
    monikinhaflor.com.br

    ResponderExcluir
  6. Acho que livro é um ótimo presente em qualquer idade, ou época do ano não é! Muito amor!

    http://thelittlethings2you.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. É muito triste que as crianças de hoje em dia estão cada vez mais conectadas e menos ligadas ao mundo real... Acho ridículo pais que dão smartphones, tablets, pra crianças de 4/5 anos (isso quando não menos...)

    Eu confesso que eu não tive muito incentivo pra ler livros quando criança, mas meus pais assinavam a Recreio (uau! que antigo!) e compravam gibis sempre que eu pedia...
    Eu ganhei um playstation (o mais antigo, cinza, enorme!) quando fiz 7 anos, mas eu dificilmente ficava viciada, jogava mais nas férias ou quando meus primos iam pra casa e jogáva-mos juntos...

    Nesse semestre, achei interessante que uma prof. da faculdade pediu para todos levarem livros para a faculdade doar para uma instituição... Tinham que ser livros infantis... Podia ser de colorir, de leitura mesmo, etc... Achei bem bacana... Por que não presentear com livros?!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Adoro Livros, Realmente é ótimo para presentear neste natal!! Adorei as dicas *--*

    ResponderExcluir
  9. amei seu blog , estou seguindo :)
    se gostar segue de volta.
    Beijos
    http://lizandramakeup.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. a adoorei o post viu querida, voce tem razao mesmo muitas pessoas nao tem o habito de ler rsrs'
    eu gosto mas confeço que nao leio muito nao
    as vezes to sempre de cara nos livros rsrs mas nao sempre
    http://rennatamarquetto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Livro é uma boa opção de presente, ainda mais para as crianças que estão na fase de alfabetização.
    Estou te seguindo, ok. Bjus!!!

    galerafashion.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi lindinha!

    Adorei teu cantinho!

    Visite o meu tb, umarosachiclete.blogspot.com

    Se tu gostar, me segue que eu tb te sigo!

    bjnhooo

    ResponderExcluir
  13. Já li o livro "A Menina Que Queria Ser Bruxa" é muito fofo!

    blogdapaulla.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Uma ótima dica de presente ! Eu msm estou louca por uns livros e gostaria de ganhar de Natal. Meu pai mora em BH e comprou pra mim de presente um box com os livros da Saga Crepúsculo que eu tanto queria e vai me mandar, apesar de eu já ter lido tds os livros quero ler de novo e de novo, pq é minha história preferida ! naidadeteen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Curtii mt seu blog, gostei desse post e de alguns outros...
    Bj ;*'
    Luna

    Ps: Te seguindo ;]]

    ResponderExcluir
  16. Massa as dicas, como seria bom se todas as crianças se interessassem por leitura, eu particularmente amo ler, desde pequena sou envolvida pelos livros. Beijooos!

    http://angeldamoda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Concordo com você
    Nada melhor como presentear com livros
    Mas infelizmente sei que não vou receber

    Beijos
    Boas festas *-*
    @pocketlibro
    pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Sabe Su, eu acho que seria mais bonito eu pedir. O homem é mais romântico, se é que me entende. Então, casa comigo? Estou louco para ganhar presentes, principalmente livros!

    Beijos&Beijoswww.7hings.com.br! Conto com você.. 

    ResponderExcluir
  19. nossa, ótima ideia! juro que me ajudou muito! tenho uma irmã de 6 anos, e estava em duvidas a respeito do que dar pra ela de natal, e vou dar um livro que foi meu, o meu favorito de quando era criança!

    beeeijos
    http://rockssip.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. A minha prima tem 2 anos e ela adora livros principalmente os inglês. A mãe dela incentiva muito ela desde pequena *-* E e verdade, as crianças de hoje só querem saber de tablets, computadores... Meu primo de 2 anos vive com um celular na mão vendo um gatinho lá rs

    Beijos,
    http://nerdassumida.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Tenho 15 anos e pedi uma lista enoorme de livros de presente!haha

    Beeijãão
    http://miopesanonimos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Adorei o post e a iniciativa..
    Seria ótimo se as crianças tivessem contato com livros desde cedo se acostumando a realmente "pensar".

    Lindo blog, seguindo flor.
    http://taste-thesky.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Suzana,
    eu adoro presentear com livros. Inclusive segunda-feira foi o encerramento das aulas de evangelização e para cada criança e jovem dei um livro de acordo com a idade. Eles adoraram!!

    Abraços,
    Carol
    www.umblogsimples.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoram mesmo! Minha mãe fazia mt isso que você fez =]

      Excluir
  24. Adoro ganhar livros como presente, é uma coisa que eu acho que todos deveriam gastar dinheiro (depois de comida, haha).
    Já que é Natal, já está na hora de fazer a minha listinha e entregar para os parentes hehe.

    Beijos, Juliana.
    http://bloggirlpop.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. eu adoro ganhar livros *-*
    pena que nem todo mundo faça isso no natal.

    ResponderExcluir
  26. Meu sonho era ganhar vários livros *-*

    Beijos

    ResponderExcluir
  27. A ideia é boa, tenho certeza que as crianças iriam gostarde ganhar livros!

    Beijos,
    placestyle.com

    ResponderExcluir
  28. Sabe livros é uns dos melhores presentes que o ser humano pode dar. Adorei as dicas eu não sei o que dar para minha irmã e o que tudo indica ela vai ganhar uma caixa de gibs, ela adora ler.

    jovenclube(.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
  29. Quando eu tinha 11 anos eu lia As Valkirias, de Paulo Coelho, e quando meu professor ficou sabendo ele fez uma cara, tipo "vc não tem 12 anos?". Agora q eu tô maiorzinha, eu li de novo e a história começou a fazer sentido. A leitura realmente faz muita diferença na nossa vida, adorei esse post :)
    Bjão
    http://laialisafa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Sem dúvida! quem não gosta de ler, talvez ate se interesse e quem sabe acabe gostando e.. é um presente maravilhoso!

    ianapaulinhaaaa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  31. Oi Sú!! Amanhã tem post novo!! =)
    Obrigada pelas visitas e sempre estarei aqui tb! =)

    Então, penso que se tdas as pessoas lessem mais, haveriam seres humanos melhores no mundão de Deus... td bem que é aceitável que nem todos tenham acesso a leitura etc... mas me refiro a algo meio lúdico mesmo... um mundo encantado onde pudéssemos ter um mundo mais justo e digno de se viver!

    (as vezes viajo mesmo na maionese! rsrs repare nãoo...rs )

    Bjss e linda quinta SEM DiaXO DE FIM DE MUNDO pq ser humano nenhum tem poder para isso!

    http://thaiscavalcantemodaebeleza.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  32. Nossa bem legal, estava pensando nisso esses dias em como as crianças não estão aproveitando a infância, querendo coisas de adultos e agindo como eles. Adorei seu blog, seguindoo :D

    http://designermaniagiovana.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  33. A Su, tô contigo, também, acho que a importância dos livros deve ser resgatada entre as crianças. Aqui em casa, já estamos "colocando essa ideia" na cabeça de minha sobrinha, confesso que a pequena adora um tablet, mas também quando vê um livro, os olhinhos brilham e outro dia ela até pediu para eu ler a história de um deles. Adorei seu blog. Obrigada pela visita. beijos e tudo de bom.

    ResponderExcluir
  34. Adoreii as dicas, é sempre bom ganhar presentes, ainda mais se for livros ne!
    beijos ♥
    http://anaclaudiac.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  35. Que post lindo Su.
    Eu sou maluca por livros infantis.
    Quero esse livro a menina que queria ser bruxa, que ilustração linda,beijinhos.

    ResponderExcluir
  36. Concordo! Eu mesma amo ganhar livros =]
    Esse A Festa no Céu eu dei ao meu primo quando ele tinha 3 anos, junto com A Chapeuzinho Amarelo e um outro que eu ganhei do banco... As vezes leio para ele, e ele acredita mesmo que a história é verdade... rs Quando não leio livros, eu mesma invento histórias pra ele e hoje, ele inventa histórias pra mim... *-*
    Ah eu lembro que desde criança leio, comecei com livros de contos de fadas, fui pra gibis, revistas e hoje leio de tudo... E gosto de estudar, acho que por isso... Quero que ele seja assim! ;D

    Amiga, tem post novo lá no blog ^^
    Passa lá: http://livrosebatons.blogspot.com.br/
    Beijão

    ResponderExcluir
  37. Minha filha pediu livros ela tem uma biblioteca..kk
    Passando para desejar
    BOA quinta feira! ♥
    ♥ Beijos coloridos!

    ResponderExcluir
  38. Olá Suzana!
    Vim retribuir a sua visita e conhecer o teu blog!
    Ótimo post ! É muito importante incentivar a leitura desde a infância.
    Um excelente estímulo a curiosidade! *_*
    Boas indicações!
    Beijos e sucesso no seu blog!
    http://sweetbulunga.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  39. Ótima a dica! Aliás, eu prefiro ganhar do que presentear hehe' Beijinhos!
    pqngarota.tk

    ResponderExcluir
  40. Kkk Adorei o comentário a cima, o pedido de casamento...

    Então, acho uma ótima dica para presentear crianças,
    sou meio envolvida com elas, faço Pedagogia.
    E hoje em dia, o melhor é incentivar a leitura mesmo.
    Desde pequenos até os mais velhos. (:

    Adorei teu espaço, beijos.
    http://changesl.blogspot.com.br -

    ResponderExcluir
  41. Eu AMOOO ler! Sempre que posso dou livros para quem gosto, acho que são o melhor presente, ainda mais para crianças. :D
    Adorei a dica amore e gostaria de pedir se pode dar uma olhada no blog para ver se agora consegue ver as imagens do post! Obrigada por avisar. :D
    Beijos lindona!
    makesdasrtanath.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  42. presentear com livros, ótima ideia lembrei que minha amiga quer ler o depois dos quize, já sei oque dar a ela.*-*

    ResponderExcluir
  43. Olá Suzana...
    Td bem?
    Nossa, acho que o livro é um dos presentes mais cotados... É muito bom receber livro...

    :)

    www.flordemeninaacessorio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  44. Vou virar mamae Noel! Adorei a dica!
    Beijos..
    cupcake-de-morango.blogspot.com

    ResponderExcluir
  45. Adorei o seu incentivo a leitura, super aprovo.

    beijos

    http://sparklyd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  46. Estou super precisada, não quer me doar alguns não? kkkkk Tenho que fazer uma lista dos livros que estou precisando ler.
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sahauhsuahsu eu até doaria, se não tivesse ciumes da minha coleção kkk >.<

      Excluir
  47. Adorei o post!
    Eu amo o livro A Festa no Céu!
    É muito divertido rs ;D
    Beijos!

    http://dalheesmalte.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  48. Sabe, eu sempre peço livros no natal! Ou livros ou The Sims... Só isso! Rsrsrs
    Você pode votar, por favor, no Premiações Sanduíche de Assunto 2012? Eu agradeceria...
    (sanduichedeassunto)/2012/12/premiacoes-sanduiche-de-assunto-2012.html

    ResponderExcluir
  49. Livros são ótimos presentes, eu mesma adoro ganhar, e principalmente para as crianças de hoje em dia que não são muito incentivadas para o mundo literário.
    beijiin's

    my-nails-pink.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  50. Que dicas legais, adorei muito o post, deixei meu G+1.. pro meu sobrinho eu e minha maãe estamos montando uma cesta de natal, ele tem 3 anos, mas ja colocamos 3 livros de histórias bíblicas da Avon e a Bíblia da criança, e depois alguns brinquedos e tals.. ele adoro que leiam pra ele! Acho isso maravilhoso.. *-* beijos flor!!

    ResponderExcluir
  51. ah, eu acho que esse seria o melhor presente que eu poderia ganhar, pois eu amo livros.

    www.blogmeninamulher.com

    ResponderExcluir
  52. Adoro livros :)
    Beijos
    Blog: http://www.blogdacaroln.com.br

    Fan Page: https://www.facebook.com/blogcaroln

    ResponderExcluir
  53. eu amooo livros!super apóio essa iniciativa no antal!
    beijooos!

    ResponderExcluir
  54. adorei as tuas dicas de livros, se fosse eu daria acho que diario de um banana srs, acho que uma criança iria gostar por que é engraçado e tem desenhos mas esses livros que voce falou tambem são otimos para dar, ate eu iria querer (:

    gostaria de saber se voce aceita ser minha afiliada, ja faz um tempo que eu queria lhe pedir, eu aguardo a resposta flor.

    visita se quiser blognew-girl.blogspot.com

    ResponderExcluir
  55. É um ótimo presente!

    Beijos

    Jéssica
    Fashion Jacket

    ResponderExcluir
  56. Para minha irmã vou da 2 coeção de livro de natale anonovo :D espero que ela me dê dvd e cd rs :D adorei linda a postagem1

    Novidades no blog, hoje com banda francesa, Hoje é dia de Giro pelo mundo no Blog Maah Music, com BB Brunes, veja: http://estilloetendencias.blogspot.com.br/2012/12/giro-pelo-mundo-bb-brunes.html

    super beijo,
    @maahmusic

    ResponderExcluir
  57. Oi Suzana, tudo bem??
    Então, como você mesma comentou no meu post: foi um desabafo...rs
    Já nao tenho o blog que eu comentei e aconteceram aquelas coisas, mas lembro que na época fiquei muito chateada com tudo aquilo...rs
    Achei o teu blog bem legal,e concordo com teu post, hoje em dia as crianças precisam de muito mais para serem felizes. Hoje em dia elas querem um Nintendo DS, e nao patins, ou patinete pra brincar na rua...mudança dos tempos e de valores!! Uma pena!!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  58. Ontem comprei alguns livrinhos pra presentear... eu adoro ler.
    Beijo
    Boa quinta

    ResponderExcluir
  59. Gostei das dicas, tenho uma sobrinha de 6 anos e estava mesmo precisando de dicas de presentes! Arrasou!
    Boa quinta-feira!
    Fica com Deus!
    Beijo!

    http://nannacunha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  60. Eu sempre presenteio minhas filhas com livros, mas a mais velha é meio preguiçosa, ainda não encontrou nenhum livro que despertasse a sua paixão, mas eu não desisto, eu vou tentando, ainda mais pq leio muito e quero criar esse hábito nas minhas meninas.
    Bjus

    Rafa
    Rafaelando.com

    ResponderExcluir
  61. eu amo livros... e ganhá-los é tão bom quanto comprá-los!

    bjo bjo
    Coisas de Gi

    ResponderExcluir
  62. Sempre tive o hábito da leitura, desde pequena, tenho gosto bem eclético. Sempre tentei motivar e influenciar minha irmã mais nova a ler, dava livros de presente, mas não adianta, quando a criança, ou adolescente não curte a leitura... os livros que dei ficaram sempre todos de lado.

    Bjos,

    Mony
    um blog sobre esmaltes



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não concordo rs Se você incentivar e dar de primeira um livro atraente, com certeza ela vai gostar! O problema é q o primeiro contato que as crianças tem com a leitura são livros de dificil compreensão ou de enredos que não despertam sua curiosidade... =]

      Excluir
  63. Uma das minhas metas para 2013 é começar a minha esperada coleção do Sidney Sheldon.

    Eu simplesmente amo os livros dele, infelizmente essa mente brilhante morreu - acho que ele devia ser eterno. kkk Tadinho. Que descanse em paz..

    Mas enfim, pedi livros em todos os amigos secretos que estou participando. E todos do mesmo autor. kkkk Já deu pra notar quem é, né.

    Beijooo.
    Mih do Me Sacode.
    michele-otero.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  64. Bela postagem vc é sempre muito eficiente nas suas opções, um mimo, por isso é tão bom andar por aqui, esta menina é mesmo um showwwwwwwwwww, pra vc bjos, bjos e bjossssssssss

    ResponderExcluir
  65. Suzana é um ótimo incentivo, desde criança eu e minha irma ganhamos muitos livros, ela é bem mais fascinada do que eu, mas com certeza é um boa ideia, beijinhos amiga

    ResponderExcluir
  66. Valeu pelos comentários pessoal *-*

    ResponderExcluir
  67. Realmente. Sempre gostei de ler, desde pequena, adoro quando me presenteiam com livros *-* não tem coisa melhor! Adorei seu post :) cheio de conteudo e significado como sempre.

    Beijo!

    fairieswboots.blogspot.com

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, será muito bem vinda!

Caso tenha alguma duvida, pergunte, e volte no post que logo será respondido.

Os comentários não aparecem aqui assim que você comenta, todos os comentários são moderados, e podem demorar um pouco para aparecem na página.

ATENÇÃO BLOGUEIROS: Evite spam, não deixe mais de um link na sua postagem, ao contrário ela não será aceita. Eu retribuo COMENTÁRIOS DECENTES. :)