24 de maio de 2013

Sinopse: Publicado em 1887, a obra retrata a classe média oitocentista, e seus problemas como: o casamento, as finanças, a juventude, heranças, intrigas, etc. Ainda que relevante, o personagem que dá título ao romance, é figura secundária dentro do enredo. O protagonista é Teobaldo, André, O Coruja, conheceu no internato e do qual se fizera protetor até a sua morte. Segundo o professor Massaud Moisés, a obra flutua entre o esteticismo com vistas ao entretenimento e o flagrante verídico da conjuntura do final do século XIX.

Gosto muito de literatura brasileira, principalmente a antiga. E livros assim sempre acabam "me intrigando". Esse foi um dos livros que ganhei na escola, sim. E na primeira vez que tentei ler ele, acabei abandonando, por não entender nada. Uns dois anos depois voltei a lê-lo e, ainda que eu tenha compreendido do que se trata a obra, confesso que poucas foram as vezes que me senti satisfeita por estar lendo o livro. Tanto que acabei lendo outros livros enquanto lia ele e acabei terminando essa leitura só em três meses!

O livro conta a história de Teobaldo e seu amigo André, apelidado como Coruja. André é um garoto muito tímido e inseguro, o que o fazia isolado na infância. Por outro lado, Teobaldo era orgulhoso e extravagante, e isso também o deixava solitário. Eles se identificam e a partir dessa solidão surge a amizade dos dois extremos que é levada para o resto da vida.

Li muitas resenhas (positivas) depois que terminei o livro, mas não consegui gostar dele. Fiquei com muita raiva da bondade do Coruja e da "sem-vergonhice" de Teobaldo! Além disso, também achei algumas cenas forçadas. O que me parecia um romance, se tornou uma novela da vida dos dois, pois o livro começa no nascimento do Coruja e vai até a morte, com um final nem um pouco convincente. Tão superficial e trágica era a vida dos dois, que deixou a minha leitura cansativa e me tirou todo o interesse.

Claro que houveram momentos que me interessei, mas foram pouquíssimas vezes, identifiquei que Teobaldo era maravilhoso por fora e nada tinha por dentro, enquanto André também era o contrário disto, mas esse exagero não trazia virtudes para vida de nenhum deles, pois acredito que é necessário ter um equilíbrio, moderação. O livro tem fragmentos do século XIX e muitas críticas à respeito de costumes da época.

Li o livro até o fim por curiosidade. E o fim realmente me deixou perplexa. Dito já no começo do livro que a obra foi a de menor qualidade escrita por Aluísio, me pergunto como a escola pode presentear os alunos com uma literatura tão tediosa. Não quero desmerecer os clássicos e muito menos as leituras exigidas, grande maioria me trazem informações e conhecimento. Porém O coruja não é um desses, e fico triste só de pensar que algum aluno (sem interesse por literatura) resolvesse tentar começar a ler com um livro desses, seria, na minha opinião, um desinteresse fatal.

Ficha técnica:
Número de páginas: 352 - Autor: Aluísio Azevedo -  Editora: Gaia
Nota: 3/5

Recomendo apenas para quem está estudando e realmente interessado nos livros e história da época. Apesar de tudo, pretendo ler "O Cortiço".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Categorias:

38 comentários:

  1. Parece ser muito bom!
    Beijos

    www.ingridlemos.com.br

    ResponderExcluir
  2. Hum...realmente clássico não são para qualquer um ler, mas acho que iria gostar desse livro. Vamos ver...vou comprar.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
  3. Oiiie Suzana^^Confesso que não gosto tanto de ler livros nesse estilo mas de vez en quando leio sim, acho bem interessante! Os livros de Aluísio Azevedo são otimos! Eu ja li o cortiço:D
    Obrigada pela visitinha e seja sempre bem vinda no AUDV! bjinhuss, Candy - Apenas Um Diario Virtual

    ResponderExcluir
  4. Obrigada!

    Eu gosto de literatura brasileira também, até porque estou cursando letras.. rs
    Eu gosto do Aluísio, mas não havia lido esse, nunca me interessei por ele e nunca nenhum professor pediu! Que ótimo.. haha

    beijos!

    http://pamlepletier.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/BlogForeverYourself

    ResponderExcluir
  5. Olá Suzana eu já li o 'Ataque ao comando P.Q' que é uma adaptação por Moacyr Scliar do livro 'O Triste Fim de Policarpo Quaresma' de Lima Barreto. Amo literatura e meus próximos livros para ler são Senhora de José de Alencar. Poderia me ajudar com a meta do meu blog -conseguir 150 seguidores? Conto com você! Beijos

    julia-nopaisdasmaravilhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. anotei suas indicações! Conheço Senhora mas ainda não li rs

      Excluir
  6. Oi flor!
    Não conhecia o livro, mas não me interessei muito por ele. Acho que não o leria.

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Gostei bastante da resenha,eu tenho esse livro também e só o título já me da sono!concordo com vc e acho que livros assim não chama atenção dos jovens!
    bjs
    espero sua visitinha

    ResponderExcluir
  8. Também amo literatura portuguesa e antiga sempre me faz pensar mais e mais e ma inspira a cada dia. Esse livro me chamou a atenção super bacana, adoro suas indicações de livros!

    XOXO :D
    jovenclube(.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
  9. Esse ainda não li, e tbm quero muito ler O cortiço.
    bjos.

    http://as-coisas-mais-doces.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Esse livro parece ser bem ''escolar'', tomara que eu precise fazer um trabalho com ele na escola, pelo menos, já conheço. Adorei sua resenha, achei que esse Teobaldo é um metido, não curti UAHEUHAE
    Beijos <3

    http://garotasatrevidas-s2.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Entendo como é chato ler um livro tedioso.
    Esse bimestre mesmo eu li meu livro paradidático, também brasileiro. Ele é dos anos 50 e por esse motivo achei que seria melhor até porque, geralmente, a literatura clássica é melhor, mas também não gostei nadinha.
    Tinham momentos que eu gostava bastante, mas tinham outros que dava vontade de parar totalmente de ler!

    Adorei seu blog e já estou te seguindo. Pode dar uma passadinha no meu?
    modaetutorial.blogspot.com

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Aluísio Azevedo <3
    esse ainda nao li
    bjs

    www.izabellagrimaldi.com

    ResponderExcluir
  13. Achei o livro bem legal.. adoro leitura .. beijos

    ResponderExcluir
  14. hashas eu te entendo minha prof mandou a gente ler os lusiadas, alto da barca do inferno e amor de perdissao e amor de sei la oq kkk muito mais muito chato tambem nao entendo como pedem para a gente ler, tipo é legal que eles mandem mas... é muito ruim a maioria dos alunos nao terem o costume de ler livros normais e de repente passa um desses chatos com as palavras dificeis. o cortiço é legal minha amiga leu ela disse que é bem legal. Te recomendo a viuvinha de jose de alencar é bem legal eu ja li e aprovo voce vai gostar (:


    --> inocentementeingenua.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estou estudando José de Alencar! Valeu a indicação, com certeza lerei! *-*

      Excluir
  15. Excelente sugestão de leitura hein?
    Adorei!
    Beijos!

    senhordoseculo.com

    ResponderExcluir
  16. Ah, concordo contigo. Acredito que livros disponibilizados na escola deveriam ser, no mínimo, atrativos para os novos leitores...uma pena que clássicos como esse se tornem tão chatos de ler. E o pior: a sinopse do livro nos faz querer ler, então ao acabar a leitura, a frustração é até maior né?! =/

    Beeijos
    http://planejandoarotina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Confesso que esse livro nunca me chamou atenção.

    http://iasmincruz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. A história desse livro parece ser bem interessante... também adoro a literatura brasileira... ontem, fui assistir ao filme "Meu Pé de Laranja Lima" baseado no livro de mesmo nome que é brasileiro... e tanto o livro quanto o filme são fantásticos. ^^

    ResponderExcluir
  19. Tenho muito disso, as vezes não gostei de determinado livro em alguma fase da minha vida, anos depois eu gosto, muito engraçado isso né?!
    Eu tbem gosto de literatura brasileira e das antigas tbem, uma viagem ao tempo!:)
    Gostei da sinopse...
    http://millamirandah.com/
    Fanpage: curtir aqui

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza pretendo ler novamente daqui alguns anos :)

      Excluir
  20. Também gosto de literatura brasileira, apesar de conhecer poucas =D

    ResponderExcluir
  21. Puxa Suzana, às vezes o livro não nos prende em uma época e um tempo depois voltamos a ler e vale a pena. Pena que não foi o caso...

    Eu sei muitos romances mais atuais, até tenho uns antigos mas nunca tentei por medo de ser chato...

    É o que você disse, imagina alguém que decide tentar se apaixonar por literatura e começa logo com um chato...

    Beijos Duda
    http://dudanamoda.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Parece ser muito bom =) beeijos linda

    http://www.modafemininaporju.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Adoro livros mais antigos, digamos assim.
    obrigada pela indicação!

    abraços

    http://princessandfashion.wordpress.com

    ResponderExcluir
  24. Nunca li, mas sua resenha ficou tão boa que me deu (muita) vontade!
    Dá uma passadinha?
    http://be-maybe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. é realmente livros clássicos dão um pouco de tédio ainda mas para nós que somos adolescêntes e gostamos de livros com um pouco mais de aventura'
    Kissus
    http://shake-de-morango.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Oi!
    Gostei da resenha, o livro parece ser bom! :)
    O livro O Cortiço eu já li, a história é muito linda, você vai gostar!
    Beijos. ♥

    ResponderExcluir
  27. O livro parece ser bom, mas não é o tipo de livro que eu costumo ler..

    Beijinhos, Garota Inocente

    ResponderExcluir
  28. Ai não tem nada pior do que ler um livro e não gostar né?!
    Realmente eu sou muito difícil de interessar por algum livro. E pelo que você contou, seria um tipo de livro que eu iria desistir.

    Beijos, Bia Caspirro
    http://www.pontoemcomum.com/

    ResponderExcluir
  29. As escolas deviam incentivar os alunos com livros que interessem eles. Porque é assim que eles vão sentir vontade de entrar nesse mundo da literatura. Mas não dá, realmente alguns clássicos tem que ser lidos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  30. Tens uns livros que são assim mesmo, especialmente os antigos.

    meus-pensamentos.com

    ResponderExcluir
  31. Na minha escola também tem uns livros bem entediantes :/ Mas eu gosto de ler livros falando sobre alguma época, eu acho legal :)

    ResponderExcluir
  32. Suzana que pena que o livro é meio tedioso e até desinteressante, o ruim é que quando a escola manda ler um livro desses, normalmente os alunos que não curtem leitura ficam mais tediosos ainda, beeijinhoos

    ResponderExcluir
  33. Ai, eu já odeio coisa forçada! huahua
    Adorei sua resenha flor ;)

    Muito obrigada por comentar no meu blog!
    Sempre que atualizar me mande um recado no meu blog, que virei aqui comentar! Fica mais fácil para eu não esquecer e sempre estar aqui mantendo contato! ;)

    Beeeijooos, @re_becah

    blogdareh.com.br

    youtube.com/blogdareh

    facebook.com/blogdareh

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, será muito bem vinda!

Caso tenha alguma duvida, pergunte, e volte no post que logo será respondido.

Os comentários não aparecem aqui assim que você comenta, todos os comentários são moderados, e podem demorar um pouco para aparecem na página.

ATENÇÃO BLOGUEIROS: Evite spam, não deixe mais de um link na sua postagem, ao contrário ela não será aceita. Eu retribuo COMENTÁRIOS DECENTES. :)