A gente acompanha blogs para vê-los crescendo.
imagem: weheartit |
Comecei meu blog há 3 anos. Me inseri na blogsfera com ideias superficiais e conteúdo de péssima qualidade, mas quem nunca? Se aprendi? Sim, aprendi muito. Acho que aprendi o suficiente pra redigir esse texto.
Vejo hoje em dia muita gente que cria blogs para buscar por parcerias e ganhar coisas. Esse é o principal objetivo. Eu não sou contra isso. Sei que a internet é um lugar grande, que cabe todos, que hoje em dia gera muuuuito dinheiro e blogs hoje em dia podem ser chamados de "empresas". Mas um bom negócio sempre requer investimento. Seja de dinheiro, caso você seja rico, ou de tempo, caso você seja só mais um mero mortal. O que me irrita é a falta de consideração que essas pessoas tem para ir atrás de parcerias sabendo que não tem condições nem um pingo de profissionalismo para divulgar um produto.
Por isso vemos tantos blogs que buscam crescer com posts diários de empresas que sugam a publicidade desses blogs, pra alavancarem seu nome no google e entre os próprios blogueiros que acreditam estar ganhando alguma coisa. A empresa parece sim muito boazinha em fechar parceria com blogs pequenos, mas ela também é tão desonesta quanto a blogueira que aceita divulga-la sem ter um público para alcançar. Isso chega a ser medíocre. Se quer ganhar coisas a todo custo, vá trabalhar que você vai ser muito mais valorizado.
Por outro lado, acho válido os blogueiros imersarem nesse oceano de oportunidades que hoje em dia nos é proporcionado. Quando você tem um certo tempo de blog, você conhece o que quer e o que pretende com seu blog, é válido discutir propostas e pensar em ganhar com isso. Como diz meu querido EMICIDA: "Se alguém vai lucrar com isso, que seja eu", ele se refere a questão de vender sua arte. Quando as coisas dão trabalho, é sempre bom receber um retorno. Se você acha seu conteúdo legal, se você realmente tem trabalho para produzi-lo, não é pecado pensar que esse trabalho pode ser recompensado. As pessoas tem acesso ao blog de graça, não há motivo para reclamarem de um simples anúncio ou propaganda, até porque, ela pode ser bem feita, interessante e ninguém é obrigado a comprar.
Hoje em dia vejo que muitas pessoas não tem sabedoria na hora de produzir publicidade no blog. Eu mesma não sou "a profissional" no quesito, mas há blogueiros que são desgastantes e ao invés de fazerem algo que pode ser benéfico, acabam enjoando seus leitores da marca e sujando o nome do blog. Cada um precisa reconhecer o valor que tem e aonde quer chegar com isso. Tenha autonomia suficiente pra não aceitar "mimos" que mais parecem coisa de 1,99 e etc a troco de publiposts uma vez por semana e anúncios rodeando a página, pois isso desvaloriza seu trabalho. Mas às vezes pode não ser tão justo estipular preços altos.
Por fim, não há problema em juntar o útil ao agradável. O problema está no interesse e falta de bom senso e conhecimento da parte de blogs e também muitas lojas. Não se desvalorize. Não abra mão do seu bom conteúdo por mimos, e se ganha mimos sem bom conteúdo, reveja seus conceitos. Sei bem que seus leitores vão te admirar ao vê-lo crescer, mas se você sequer tem leitores, não é publicidade que vai traze-los ao seu blog!
Tudo é saber dosar né? Tento não falar muito de parceria em meu blog, alternando os posts, assim eu acho que fica menos cansativo pras leitoras e pro visual do blog.
ResponderExcluirBeijos ♥
:D
ResponderExcluirMuito bom o seu texto amore! Realmente, tem gente que cria blog pensando em ganhar direito! Eu acho que é já começar errado! Porque a impressão que dá é uma coisa forçada, e não passa a reladidade dos assuntos! Lógico que existem vários tipos de blog, no meu caso eu criei mais para postar as makes que eu faço pois eu gosto de trabalhar com isso, e eu sei que o blog ajuda a divulgar o MEU trabalho! As parcerias são sempre bem vindas é claro, eu não vou ser hipócrita de falar que não, mas não adianta nada eu fazer um post sobre revenda de carros neh?!??!? hahahaha tem que ter noção das coisas!
ResponderExcluirbeeejo
http://beautystopblog.wordpress.com/
Concordo plenamente! Sou blogueira a mais de 4 anos e me choco com como algumas pessoas podem serem foras da realidade e achar que é só criar um blog e pronto, sair ganhando com isso; Também me choco com blogueiras que acham que só porque tem poucos acessos podem se humilhar tanto a ponto de fazerem posts e posts em troca de uma misera comissão ou um brinde qualquer. Tem empresa que é nova no mercado e não tem muito pra oferecer, mas que são bem queridos, não cobram nada, apenas oferecem algo para a blogueira, dai até ok né, mas tem aqueles que mandam um produtinho qualquer e ficam querendo impor até o numero de linhas que o post deve ter, tenha dó né kkk Acho que uma blogueira jamais deve se desvalorizar, mas mal criar o blog e já sair atrás de parceria, dai já é demais né. Minha dica é esperar o blog crescer pra depois sim pensar nisso; Quando se trata de blogueiras, o lucro tem que ser o resultado do trabalho, não o motivo principal. Adorei demais seu post, ficou ótimo!
ResponderExcluirwww.espacegirl.com
Verdade, publicidade não traz novos leitores, que retorne ao blog avidamente. Manter o blog atualizado, com bons argumentos, é muito interessante!
ResponderExcluirUma amiga, me indicou várias e várias vezes seu blog, e só agora tive a oportunidade de conhece-lo, e adorei!
http://dictomia.blogspot.com.br/
Fico feliz! :3
ExcluirSuper concordo com tudo que você falou! Só acho que muita gente deveria ter consciência de que não é fácil conseguir parceria e que não é só criar o blog, acho que esse tipo de pensamento é chato e ás vezes desvaloriza o blog.
ResponderExcluirvestindo-ideias.blogspot.com.br
Eu tb não vejo o problema de unir as duas coisas, mas tem gente que extrapola um pouco mesmo :|
ResponderExcluirBeijinhos, Té
www.bloglola.com.br
O que você disse faz todo o sentido. Hoje em dia o que mais pipoca por ai é blog que só nasceu por dinheiro e enfim, nada legal. Mas acho que nesses casos da galera que não tem conteúdo suficientemente bom, ou faz jus a parceria, a pessoa acaba tropeçando nos próprios pés. Fiz uma "enquete" sobre isso uma vez. E também concordei com a maioria das pessoas que disseram que ganhar dinheiro com seu blog é algo totalmente aceitável. Mas tem que rolar um equilíbrio, ser transparente (marcar a tag #publicidade não mata ninguém né?). Além de tantas outras coisas que devem ser pensadas em relação a isso. Acho que no final das contas o conceito seria: que a publicidade fosse boa tanto pro blogueiro, quanto pra empresa e pros leitores. Uma troca de: produto, divulgação e conhecimento de algo que interessa a aquele publico. Enfim, acho que é isso né? Beijão, Suzana <3
ResponderExcluirwww.garotasdemustache.blogspot.com.br
Ótimo texto, atualmente parece que todos os blogueiros só querem "ganhar dinheiro fácil" nem pensam em conteúdo nem nada, se faz um bom trabalho acho legal ter a publicidade e tal, agora só querer fazer publicidade desde o primeiro post é triste ;s
ResponderExcluirBeijos
http://diadespa.blogspot.com.br/
Qualidade tem que vir antes do dinheiro, na minha opinião mesmo em 4 anos de blog sinto que ainda falta algo no meu blog e por isso não fiz parcerias com loja porque sinto que preciso atingir um publico maior antes de tudo leitores fieis porque encher o blog de banner e postagens de lojas que seu publico alvo não se interessa só faz com que vc se prejudique
ResponderExcluirsimplesmenteassimj.blogspot.com
Amei o post, bem verdade
ResponderExcluirSónia
Taras e Manias
Adorei o papo, concordo contigo, linda...
ResponderExcluirÉ tudo questão de tempo e aprendizado.
Bjos
http://chuvadecamelias.blogspot.com.br/
Su, você disse TUDO!
ResponderExcluirEu não tenho parceria com nenhuma empresa (a não ser a minha própria agência..rs), e ontem mesmo recusei a venda de um banner do meu blog, pois era para uma empresa que vendia coisas SUPER caras e que, óbvio, não tinha nada haver com o foco do meu blog. Seria ótimo, pois assim eu não teria mais nenhum gasto com o meu blog (hospedagem), mas não achei legal com meus leitores eu falar sobre coisas baratas e divulgar algo mega caro.
Enfim, acho que como você disse, é muito bom ser $reconhecido$, mas temos que sempre levar em consideração os leitores.
Confesso que acho um saco entrar em blogs que todos os posts são propaganda, fica cansativo. Mas não tenho dúvidas, que em algum momento eu também farei algum tipo de publieditorial, mas com certeza saberei ponderar e avaliar as constantes disso.
Adorei o post e assino embaixo de tudo o que você disse.
Beijo no bolso!
Tô Barata, mas tô na moda! | Facebook | Twitter
Adorei a postagem, também comecei do mesmo jeito que você e aprendi muito, até hoje não sou muito fã das parcerias, pois minha meta não é mais tanto crescer e lucrar no blog, virou mais uma distração, um hobby, um passatempo, afinal, meu tempo na internet é curto! Mas quem sabe um dia eu mude um pouco meu modo de ver isso né? beijo ;)
ResponderExcluirOi Su, acho que se pode dizer a mesma coisa de todos os blogs por aí, independente do assunto que trabalhem. Para um blog, é preciso um mínimo de qualidade, não adianta ficar empanzinando os leitores com coisas que eles nem se interessam ou que também não tenham qualidade.
ResponderExcluirBeijinhos
Adorei o post, super verdadeiro!
ResponderExcluirBeijos Jéssica R. Coelho BLOG
Realmente, com o tempo a gente aprende. Acho super válida a publicidade, já que a gente se dedica um tempo ao blog. Mas também concordo que transformar o blog em um "antro" de publiposts não é agradável. Tenha um final de semana abençoado, beijos!
ResponderExcluirBlog Paisagem de Janela
paisagemdejanela.blogspot.com.br
Você está certa! Já tentei fechar duas parcerias com empresas com produtos bons só que não deram certo :c
ResponderExcluirOtimas dicas Suzana, estamos sempre aprendendo ne..!!!
ResponderExcluirBeijos de vida!!!
http://www.gostandodavida.com/
Muito bom o post! Valeu pela dica, preciso aprender um pouquinho mais.
ResponderExcluirBom final de semana! Beijos!
islary34.blogspot.com
Verdade, Suzy!
ResponderExcluirEm 3 anos de blog nunca fechei parceria. Tenho certo receio com isso, sabe? Porém, esTou trabalhando essa ideia há poucos meses, me preparando para fechar uma.
http://juliamodelodemodelo.blogspot.com.br/
No começo ás pessoas não entendem que o numero de seguidores, nem sempre influenciara o numero de comentários! Hilário porque desde que tenho o meu blog, você Suzana é a única que comenta no meu blog. Mas faz parte de todo começo, e o blog exige tempo, cuidado e dedicação, tudo o que encontro aqui no Adolecentro.
ResponderExcluirOwn obrigada Bruna! Eu adoro seus escritos ! :)
ExcluirA-d-o-r-e-i!!!
ResponderExcluirRealmente existe pessoas sem noção que acham que é fácil fazer um blog!
Ser blogueiro exige tempo, dedicação, criatividade, passar horas na frente do computador pesquisando e lendo coisas legais... Enfim! São muitas coisas!
Quando a pessoa tem um blog estruturado, "investido" vamos dizer assim, ai sim, vem o retorno! Mas com o tempo certo, né?
Ameeeei o post!!
Beijos bonita! :D
http://www.diariodasuki.com/
Um dos posts que mais me identifiquei sobre esse assunto. Por experiencia própria. Eu tenho um blog que só está começando. Me esforço ao máximo para escrever sobre alguma coisa. Eu me informo e pesquiso sobre cada assunto. Reviso várias e várias vezes o meu texto. Mas não tenho a coragem de ir até uma empresa e propor alguma parceria. Ainda não é hora. Mas também como dona de uma loja, já recebi proposta de parceria de blogueiras com 5 seguidores ou apenas 2 posts no blog.
ResponderExcluirhttp://heymew.blogspot.com.br/
Que texto incrível, acabei de perceber que tenho muito o que melhorar nos meus textos, os seus são tão bem explicados e gostosos de ler, que maravilha!
ResponderExcluirA mais pura verdade, estou no começo, tenho 8 dias de blog e não faço questão alguma de parcerias, é claro que reconhecimento é ótimo, porém nada como tudo no seu tempo, mal tenho um publico e mal sei lidar com esse tipo de coisa ainda. Todos deveriam se auto avaliar e pensar se realmente é a hora de começar toda essa parte do blog. Mais uma vez, que texto incrivel!
www.blogmarianagoncalves.blogspot.com
Muito obrigada Mariana! Com essa mentalidade com certeza você irá longe :)
Excluir