Autor: Shakespeare| Editora: L&PM | N° de Pág.: 160
"Romeu e Julieta - Em Verona, na Itália, por volta de 1600, a rivalidade entre os Montecchios e os Capuletos acentua-se e os conflitos estendem-se a parentes e criados, apesar do apelo do príncipe pela paz. Num baile de máscaras na casa dos Capuletos, Romeu Montecchio conhece Julieta Capuleto. A paixão é mútua e instantânea. Ao descobrir que pertencem a famílias inimigas, os dois se desesperam. Resolvem casar-se secretamente, com a cumplicidade de frei Lourenço. No entanto, o destino desse amor seria trágico." - Sinopse Skoob
Romeu e Julieta é um romance trágico, um dos primeiros clássicos de William Shakespeare, a qual alavancou sua carreira, que mais tarde ganhou o título de maior poeta e dramaturgo inglês, nos anos de 1590 a 1613. A peça conta a história de um casal apaixonado que descobre que suas famílias são rivais e que nunca poderão continuar juntos. Mesmo assim, eles resolvem casar-se às escondidas, com as bençãos do Frei Lourenço. Porém as coisas não acontecem como esperado:
Romeu se envolve em uma briga, e acaba cometendo homicídio, sendo expulso da cidade, enquanto Julieta é dada em casamento a Páris, pelo seu próprio pai. Indispostos a desistir dessa bela história de amor, Julieta procura o Frei, que apresenta uma solução: ela tomaria uma poção que a faria "parecer morta",assim se livrando do casamento forjado, e Romeu iria busca-la enquanto todos pensariam que ela estava morta.
Porém mais uma desgraça se segue: Romeu acaba sabendo da morte de sua amada antes de o avisarem do plano. Muito triste, ele decide beber veneno do que viver sem Julieta. Quando Julieta acorda e descobre a morte de Romeu, suicida-se.
Li o livro na edição de bolso simples da editora L&PM. A capa é bonita e combina com o clássico, e por ser uma leitura rápida, esse formato proporcionou praticidade. A escrita de Shakespeare é maravilhosa, além de transportar-nos apaixonantemente à Verona do século 16, incluindo brilhante critica aos costumes da época.
Recomendo a todos lerem pelo menos um dos grandes clássicos de Shakespeare, para se encantar com esse estilo romântico maravilhoso, e entender um pouco a sociedade da época. No caso, encontramos situações pouco comuns: famílias rivais, casamento forçado, além da atuação cômica do Frei todo perdido.
É uma bela história de amor? Confesso à vocês que não posso afirmar isto. A história em si não me convenceu de grandes amores, e sim de uma mera paixão entre dois adolescentes mimados que nada sabiam sobre o amor. Sobre isso escrevi no texto, em conjunto com a Jhully Inácio, "Romeu e Julieta morreram, e eu não quero morrer tão cedo".
Não acredito em amor à primeira vista, tão pouco vejo amor como um sentimento que a gente não tem escolha sentir. Estranho essa coisa de amar sem nem tão pouco saber o nome da pessoa! Mas quem não fica louco por um proibido, né? Imagino só o quanto foi confuso para a cabecinha dos dois. Não vou questionar o amor por aqui, até porque um dia ele pode acontecer, mas definitivamente não tomo Romeu e Julieta como inspiração.
Porém aqui deixo claro que não posso criticar uma clássico de Shakespeare, só questionar o que nós, seres pensantes do século 21 tem a se encantar com uma tragédia tão atormentante.
Nota: ♥ ♥ ♥ ♥ / 5 - | Leitura fácil-média




Nenhum amor é proibido o bastante para ser perfeito.
ResponderExcluirGK
É verdade.
ExcluirEu concordo com você Suzana, sempre tive pra mim que Romeu e Julieta não era exatamente o que as pessoas falavam, até por que a maioria fala mas são poucos os que pegaram o livro para ler. E quando li tive a sensação de paixão e não de amor, assim como você mas quem somos nós para questionar um clássico que muitos falam e poucos leram?? não é?!
ResponderExcluirÉ! suahsuahsu Pois é!
ExcluirMelhor dos melhores, tipo, o topo dos melhores ♥
ResponderExcluirbeijinhos, Bru
Mania de Bruna
@ManiaDeBruna
rs Obrigada :)
ExcluirUm verdadeiro clássico! Uma leitura obrigatória que deve ser lido pelo menos uma vez na vida :)
ResponderExcluirhttp://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/
Pode ser! :)
ExcluirSempre fui louca pra ler Romeu e Julieta, mas sempre esqueço de comprar uma edição pra mim. Vou tentar adquirir o meu o mais rápido possível. Também não acho o amor dos dois (nem acho que isso seja amor, como você disse) uma inspiração de outra, mas acho legal esse negocio de se atrair pelo estranho, hehe.
ResponderExcluirBeijos,
http://daniperere.blogspot.com.br/
aushauhsua é bom que tu leia Dani. Eu recomendaria a todos lerem. Só questiono o que dizem sobre ele. :3
Excluir