4 de dezembro de 2012

Há umas semanas atrás, fui convidada pelo blog A Vida em Letras para escolher um livro para ser "o livro da minha vida", e falar um pouco sobre ele. Eu nunca parei para pensar qual seria o livro da minha vida (se é que tivesse), mas aceitei o desafio. Fiz uma bagunça só pra ver se eu escolhia direito esse livro, e depois de ficar em dúvida entre vários livros de poesias, acabei escolhendo um romance, que também é muito inspirador.

Inaugurei a tag por lá, mas fiquei tão animada com a ideia, que resolvi compartilhar com vocês aqui do blog. Let's GO!


O livro da minha vida não é uma saga famosa, nem aquele livro que todos querem ler. Ao contrário, é um livro brasileiro, muito difícil de encontrar para vender, infelizmente. Porque é uma obra linda de Erico Veríssimo.

A história gira em torno de Eugênio, um moço humilde que tinha um complexo de inferioridade que o acompanhava aonde ia. Se formou médico a muito custo, conheceu Olivia, uma amiga que logo se tornou amante, com quem encontrou refugio para suas angústias. Porém, Eugênio troca o amor puro e simples de Olivia por um casamento por interesse com uma mulher rica, que o levou à elite da sociedade. Levou o casamento por 3 anos, e após um reencontro com Olivia, ele descobre que tem uma filha, o que o faz ver o quanto viveu errado, que apenas buscou riqueza, status e poder, sem levar em conta as pequenas coisas da vida. Ainda sim, não conseguia acabar com o conforto da riqueza, até um trágico acontecimento o forçar a ver que a riqueza da vida é a feitura do bem e a busca pela paz e o desenvolvimento pessoal. 

O título lindo e poético do livro, está em uma das cartas de Olívia para Eugênio, as partes que mais comovem na leitura: "Considerai os lírios do campo. Eles não fiam nem tecem e no entanto nem Salomão em toda a sua glória se cobriu como um deles" 

Esse é o livro que fica na cabeceira da minha cama, que sempre paro para ler as reflexões que estão principalmente nas cartas de Olívia, e até hoje me comovem muito. É um livro que trás consigo uma lição que você leva pra vida toda. Que o mais importante na vida são as pequenas coisas...


Por isso eu considero esse livro, "O livro da minha vida" =)"



Tentei ser o mais simples possível nessa "mini-resenha". O livro é muito lindo, e por mais que a literatura brasileira não é muito reconhecida, eu, pessoalmente, gosto da simplicidade e calma que levam consigo os escritores brasileiros. De certo, os mais antigos são muito detalhistas e exagerados nas suas metáforas e vocabulário muito extenso e rico, o que dificulta a leitura na maioria das vezes. Porém, tem suas exceções, grandes escritores que brilham com toda melancolia de ver a vida. 
 
Olhai os Lírios do campo foi o livro que trouxe reconhecimento à carreira de Erico Veríssimo, e está nessa exceção. Em uma época capitalista, onde os amores e amizades eram por interesses, onde o ideal das pessoas é a "felicidade" buscada nas riquezas, Eugênio questiona os valores da vida, e nos impulsiona a refletir sobre como a vida poderia ser bem melhor, se nos preocupássemos com as coisas mais simples. Além de muitos outros pontos abordados. Cada página desse livro é um convite à uma nova perspectiva de vida mais humana. É lindo demais! E vale muito a pena conhecer!

A Dani super elogiou o Adolecentro no blog dela, e eu novamente quero agradecer pelo convite de estar em seu blog, que confessando, passo horas lá lendo e relendo tudo de inspirador que ela publica, vale a visitinha =) 

E você? Já parou para escolher o livro da sua vida"? Me contem nos comentários!!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Categorias:

41 comentários:

  1. Eu realmente nunca tinha ouvido falar desse livro e fiquei curiosa para ler principalmente por ele ter se tornado o livro da sua vida. *---*

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  2. Que linda!
    O livro de minha vida também é este. Acho linda a história, as lições que o livro passa. Como choro - até hoje - com a última carta de Olívia!

    ResponderExcluir
  3. Oi flor... O livro realmente aparenta ser muito bom, essa mini resenha ficou massa, me deu muita vontade de ler.

    Sweet Teen

    ResponderExcluir
  4. Eu adoooro essas obras literárias!
    Esse eu ainda não li..

    Um BEIJO
    suavemalicia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. A história parece ser perfeita.Amo ler,e trocaria uma tarde na internet por um livro.Gosto mto de escrever tbm.Tenho um livro pulblicado na internet.É possível ler o 1°capítulo grátis.Se vc se interessar,depois te passo o link.
    Obrigado pela visita ao meu blog gatinha!**
    Arthur é msm um dos mtos indelicados homens q exite por aqui.Bjs fofura e volte sempre.

    ResponderExcluir
  6. Ainda não tive a chance de ler esse livro mais pelo nome parece ser muito bom

    bjos

    http://jhdocemel.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Nossa,Su,fiquei curiosa para saber mais sobre as cartas de Olívia para Eugênio,e vou lá no blog da Dani, beijinhos.

    ResponderExcluir
  8. Boa dica de leitura!
    Bjs e ótima semana pra vc!!!

    http://noestilonamoda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. "Considerai os lírios do campo. Eles não fiam nem tecem e no entanto nem Salomão em toda a sua glória se cobriu como um deles." - linda frase e com certeza uma das mais belas passagens da Bíblia Cristã. O livro parece ser encantador *-*

    ResponderExcluir
  10. Nunca li nenhum livro do Érico - que vergonha, sou gaúcha e é literatura brasileira aff..... Mas gostei da dica. Beijão <3

    P.S: Aos 7 anos me apresentei no teatro com a peça Rosa Maria no Castelo Encantado - livro infantil dele e conheci o filho dele, Luiz Fernando.

    ResponderExcluir
  11. Olá linda.
    Nossa que história linda heim. Adorei de verdade. Muita gente precisa dessa lição de vida de que o dinheiro não é tudo na vida e que as pequenas coisas e os bons sentimentos são as melhores coisas da vida!

    beijos

    ResponderExcluir
  12. Esse livro parece ser ótimo, vou ver se eu encontro!! :D

    ResponderExcluir
  13. Ual, você conseguiu deixar essa resenha perfeita! Amei.

    ResponderExcluir
  14. Haha .. Meu sonho de consumo *o*

    Heey tem um sorteio lá no blog,gostaria que você e suas leitoras participace ! Bejos

    ResponderExcluir
  15. Já disse que vc tem um ótimo gosto para a leitura? Este é um oooooootimo livro !! beijos

    http://www.deliriosdeumcloset.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Me interessei bastante por esse livro e vou adicionar agora na minha wishlist!

    Pelo seu post deu para realmente perceber que esse é o livro de sua vida. Parabéns!

    Beijos, Romário.
    www.naomeentendamal.com.br

    ResponderExcluir
  17. Qual será o livro da minha vida? kkk'
    Ai esse livro parece ser ótimo!

    ResponderExcluir
  18. Oiii, adoreei seu blog ^^
    Gostaria que você participasse do nosso blog >> chuvadesonho.blogspot.com
    Beeijãão!!

    ResponderExcluir
  19. Eu nunca fui fã de escritores brasileiros pleo fato deles usarem muitas metáforas e as vezes deixarem assim o livro sem nexo, mesmo eles sendo antigos ou não, mas um escritor que eu nunca deixei de ser um fã é o Vérissimo ele é ótimo em tudo eu amo ler as crônicas dele e são realmente ótimas e agora fiquei com uma vontade de ler essa livro, quero muito achar ele tomara que não seja tão difícil ^^

    jovenclube(.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
  20. Suzana, gostei demais do Erico Veríssimo quando li O Continente que foi a primeira da trilogia do Tempo e o Vento. Ainda não li Olhai os Lírios do Campo (minha mãezinha que adorava este livro). Fiquei com vontade de ler...
    Beijos, Margarida
    coisasdbela.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Nunca li este livro do Érico Veríssimo, pelo que você disse parece muito interessante.
    Sinceramente nunca parei para pensar qual foi o livro da minha vida.Já li tantos...E cada um deles me fez refletir e adicionou algo na minha vida e na minha maneira de pensar, não tenho apenas um livro que seja marcante e agora muitos títulos me fogem a mente, mas tenho uma lista de alguns livros que realmente guardo sempre na minha memória e no meu coração. Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Nah que demais! Adorei o livro que vc escolheu como livro da sua vida.Essa é uma pergunta mt dificil, n sei se eu conseguira saber qual livro seria na minha... ashsuahsa
    beijoos

    ResponderExcluir
  23. o Érico é ótimo né? adoro os livros dele.. esse eu ainda não li, mas fiquei curiosa =]

    Beijos!
    Nathália • Fashion Jacket

    ResponderExcluir
  24. Veríssimo é um excelente escritor, vale a pena ler as obras/textos dele.

    Acho que essa obra dele é bem atual, porque amizades verdadeiras são raras e pessoas pensam que podem comprar a felicidade.
    Ótima leitura!

    Bjks ")
    http://lumanzana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Nossa Suzana, parece um livro muito bom... gosto muito de ler, porém não tenho muito tempo para ler outras coisas a não ser Odontologia... rsrsrs

    www.flordemeninaacessorio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Gostei bastante! Gosto de literatura brasileira, embora seja meio desvalorizada por aqui...
    Ah e esse trecho da carta de Olívia... Não lembro exatamente em qual livro, mas há um versículo na Bíblia que diz, em outras palavras, a mesma coisa :)

    Gostei do seu catinho :3

    ResponderExcluir
  27. Su fiquei com uma vontade enorme de ler esse livro, poucos livros brasileiros me interessam... mas esse tem realmente uma mensagem bem legal. Beijocas :D

    ResponderExcluir
  28. gente que legal
    eu nao sei se tenho o livro da minha vida sabe.
    mas gostei do seu e nem conhecia :)

    ResponderExcluir
  29. Agora fiquei com vontade de ler esse livro.
    Sabe...nunca parei para escolher o livro da minha vida...mas vou começar a procurar.
    Bjos

    ResponderExcluir
  30. Amei sua escolha ele é ótimo!
    Parabéns pela participação na tag...
    Bjoks
    Pri

    www.epocaboutique.com.br

    ResponderExcluir
  31. Ameeeeeeeei essa história de escolher o livro que mais marcou a nossa vida. O livro da minha vida é: Crepúsculo porque eu comecei a ler em um momento da minha vida, onde eu tinha deixado de gostar de ler. E esse livro me ensinou a ler com o coração e me fez redescobrir o meu amor pela literatura. É como eu sempre digo: "Twilight pode não ter mudado o mundo, mas mudou o meu mundo!" é o livro da minha vida sem dúvidas! *-*
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Muitooo legal! Um dia ainda leio esse livro, acho bem interessante!
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir
  33. Então eu sou 100% gospel, pq eu não escuto mai nada hehe
    Adorei o post flor e vc com suas leituras :)
    Continue com o ótimo hábito :)

    Muito obrigada por comentar no meu blog! :)
    Ah e sempre que atualizar seu blog me avise!

    Beeeijooos e ótima quarta!

    re-becah.blogspot.com.br

    www.youtube.com/user/blogdareh/featured

    ResponderExcluir
  34. Ah que tag legal, adorei! Ja conhecia este livro das suas resenhas e fotos, deve ser lindo mesmo.. quero ler ainda *-* rsrs.. Beijos'

    ResponderExcluir
  35. Suzana muito legal essa tag, já li esse livro na epoca do colégio e é um livro muito bom, tenho ele aqui em casa, beijinhos amiga

    ResponderExcluir
  36. Fiquei com vontade de ler esse livro!

    Beijos,
    placestyle.com

    ResponderExcluir
  37. Já li esse livro e é muito bom, li em 4 dias, para meu pais não ficarem reclamando, pois todo livro que eu pego pra ler leio em um dia, pois sou muito curiosa, e não gosto de quando alguém me atrapalha quando estou lendo, é muito chato , não é mesmo?

    Beijos Suzana
    Amo e seu blog

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, será muito bem vinda!

Caso tenha alguma duvida, pergunte, e volte no post que logo será respondido.

Os comentários não aparecem aqui assim que você comenta, todos os comentários são moderados, e podem demorar um pouco para aparecem na página.

ATENÇÃO BLOGUEIROS: Evite spam, não deixe mais de um link na sua postagem, ao contrário ela não será aceita. Eu retribuo COMENTÁRIOS DECENTES. :)