Quando a gente não tem uma "renda" pessoal geralmente fica sonhando e fazendo planos de como será esse dia tão aguardado. Sendo bem sincera com vocês, eu comecei a trabalhar meio "sem querer", pois ainda estava no colégio e esperava começar a trabalhar só quando terminasse, mas então meu pai ficou desempregado e por mais que não passamos necessidade nesse tempo, também não tinha mais aquele luxo. Costumo dizer que depois que comecei a trabalhar fiquei pobre, porque antes meus pais bancavam tudo para mim e ter o que queria na mão era fácil, mas depois que comecei a ganhar meu dinheiro tive que aprender a administra-lo e vi que não é nada fácil, que meu pai realmente dava duro para dar o que ele me dava.
Baseado em fatos reais, hoje vou citar 10 expectativas que tive antes de trabalhar e relatar as realidades que ando enfrentando nessa vida de trabalhadora haha Resolvi sair um pouco do comum e encher o post de gifs para ficar mais divertido! ^_^
1. Comprar tudo o que quer
A primeira coisa que vem a cabeça quando eu pensei que iria ganhar dinheiro era: "vou comprar tudo o que eu quero", mas a verdade é que eu queria muitas coisas, e cada vez que recebo quero mais coisas, entrando em um ciclo vicioso de consumo. Posso até comprar uma coisa ou outra pra me mimar, mas a verdade é que eu nunca vou comprar tudo o que quero, e esse é um exercício de auto-controle, pois não precisamos de tudo que queremos.
2. Comprar tudo o que precisa
Quando não trabalhamos a gente precisa de muitas coisas, porém vive muito bem sem elas. Quando temos dinheiro parece que precisamos de muito mais coisas e tudo fica confuso na cabeça, aliás, o que realmente precisamos? É preciso começar a refletir um pouco e separar o que é realmente necessário e o que não passa da expectativa número 1. Senão, meu caro, você fica duro e se dá conta de que não precisava nem da metade das coisas que comprou.
3. Guardar muito dinheiro
Todos nós pensamos que somos controlados até recebermos o primeiro salário. E assim esse lance de "guardar dinheiro" acaba ficando sempre pro próximo mês, isso se você não aguentar e acabar usando o dinheiro que já guardou. A realidade é que se você guardasse pelos menos dois ou três meses de salário você já teria conseguido todo o dinheiro que vai conseguir no final de um ou dois anos juntando de pouquinho em pouquinho. Mas me diz quem consegue fazer isso?
4. Ajudar as pessoas carentes
Por que nós nunca ajudávamos as pessoas carentes? A resposta é simples: não tínhamos dinheiro. Mas e agora que trabalhamos e temos dinheiro, ajudamos? A resposta é triste: Não! Parecia fácil, quando não era você quem dava duro pra não sobrar nada no fim do mês... Porém doar é um exercício que não temos hábito de fazer e por isso é preciso esforço para adquiri-lo. Essa é uma questão complexa, mas aprendi que às vezes você ajuda muito mais oferecendo um lanche, uma água, ou até um ouvido para escutar do que com meros trocados. As pessoas não necessitam só de dinheiro, algumas também precisam do tempo de alguém. Acontece que na vida nos tornamos egoístas e precisamos ir na contra mão e mudar isso.
5. Presentear todo mundo
Seus pais te falavam: compre um presente de até determinado valor e você se virava. Mas e agora para definir o valor dos presentes que você vai dar? E quando caem vários aniversários no mesmo mês? Ou você divide tudo no cartão, ou você deixa de comprar coisas para você só pra comprar presentes. O lance é não deixar tudo pra ultima hora, sabe aquela promoção: compre 3 e pague 2? Aproveito sempre pra comprar e deixar reservado pros próximos 3 aniversários.
6. Sair quando chamarem
Quem aí imaginou que sair com os amigos custasse tão caro? Transporte, comida, ingresso... E de quebra ainda tem que pagar para aquele amigo que não trabalha! Pensava que quando tivesse meu dinheiro eu iria sair mais, porém aconteceu o contrário: pois além de não ter dinheiro sobrando para isso, nunca tenho tempo, muito menos disposição!
7. Ter dias de rainha do salão de beleza
Seu sonho é ir ao salão de beleza todo mês e fazer aquele "dia de princesa" com tudo que tiver direito? Para manter esse padrão de vida você ainda vai ter que trabalhar muito na vida, querida. Depois de pesquisar o preço de tudo o que eu adoraria fazer todo mês no salão, preferi me virar em casa com o máximo que posso, e deixar pra ser diva quem sabe daqui há uns anos.
8. Guardar o que "sobrou"
A frase: "sobrar dinheiro" parece piada. É mais fácil se perguntar "pra onde foi tanto dinheiro?". Por isso uma das lições mais importantes que eu tive é "nunca espere sobrar dinheiro", organize-se para comprar o que precisa, pagar suas contas e inclusive comprar presentes e separar doações com o que você tem e não quando sobrar.
9. Comer todo dia algo diferente
Se você almoçar e lanchar fora todo dia seu salário vai feito água! Quem sabe com um vale alimentação ainda dê pra fazer uma festa no supermercado, porém eu pelo menos ainda não posso com isso não! E mesmo assim com todo esforço acabei engordando com tanta besteira que acabo comendo com mais frequência. Resumindo: é difícil ser magro e rico quando se trabalha.
10. A Reação dos pais

Se você pensou que sua vida de luxo iria continuar, desculpe te decepcionar: trabalhar não é "ganhar uma renda extra" e sim ter a própria renda, ou seja: seus pais vão se ver livres da obrigação de comprar tudo pra você, aliás, agora você trabalha. Então você verá o quanto era rico e não sabia.
Comente o que achou do post! =D














hauhsaus que triste velho... bom eu ainda nao trabalho mas, já sabia de tudo isso... sei o quao as coisas do brasil é cara e o quanto de impostos tem, e nisso já seique quando começar a trabalhar bem... meu dinheiro nao vai sobrar quase nada kkkkk... mas sobre "ser rica e não sabia" hasuahs eu nao sou rica mas, gosto da minha vida, enquanto meu pai me dá as coisas que quero - claro que tenho consciência, sei quando ele tem dinheiro e quando nao tem e, respeito isso, também sei o quanto ele trabalha e, nao fico pedindo cosias caras u.U sou uma boa filha hasuahus - ele me dá quando peço - e tem grana - mas, olha pelo lado bom, você AINDA não paga aluguel/luz/agua/internet/TV ... voce ainda tem uma vida meio de rica haushaus
ResponderExcluirInocentemente Ingênua
siiiiim Jhé! Eu fico imaginando se eu morasse sozinha! É difícil a vida, menina! :(
ExcluirÉ assustador darmo-nos conta de que sem dinheiro não há liberdade.
ResponderExcluirGK
É mesmo!
ExcluirRá... É assim mesmo, eu e meu espírito gordo queriam comer algo diferente todos os dias e ainda querem, hahahahahaha!
ResponderExcluirBjos
chuvadecamelias.blogspot.com.br
hahahaha difícil, né!
ExcluirÉ muito gratificante ganhar o próprio dinheiro, Suzana beijos.
ResponderExcluirhttp://www.lucimarestreladamanha.blogspot.com.br/
Sim! :)
ExcluirHahahah! Achei ótimo o post! Realmente é bem assim. Lembro do meu primeiro emprego, que eu ganhava 1 salário mínimo e conseguia comprar mais coisas do que consigo hoje em dia! kkkkkkkk É triste, as responsabilidades vão aumentando, as contas também e aí lascou xDD
ResponderExcluirBeijos!
Pois é Ju! :c
ExcluirTodo mundo tem noção que trabalhar não é nada fácil, mas depois que se começa de verdade, se vê que a coisa é bem pior haha de repente a gente precisa de várias coisas que antes se conformava por não depender de você ter ou não dinheiro. Adorei mesmo o post, é bom pra já ir se preparando haha
ResponderExcluirxx Carol
http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
Tem resenha nova no blog de "Para Sir Philip, Com Amor", vem conferir!
haha fico feliz que tenha gostado :D
ExcluirEu nunca trabalhei, aí meu namorado trabalha, ajuda minha mãe a pagar as coisas aqui em casa, compra tudo pra nossa bb, compra as coisa dele, compra coisas pra mim, a gente saí, ele ajuda na obra do nosso apê e eu realmente não sei como ele faz, de verdade aiushauhsiuahus se fosse eu ia viver reclamando que falta grana e ele nunca solta um A uahsiuas
ResponderExcluirPeixinhos!
Visite: Blog Talo de Maçã
Curta: Fan Page Talo de Maçã
uau! :)
ExcluirAdorei o post! Dá mesmo uma noção da gente já abaixar um pouco a bola e ficar mais atento, principalmente pra quem vai começar a trabalhar. Amei! ♥
ResponderExcluirBeijos,
http://daniperere.blogspot.com.br/
♥
ExcluirTexto instrutivo. É bem isso que acontece mesmo. A gente só sabe do peso das coisas quando se começa a trabalhar.
ResponderExcluirhttp://www.jj-jovemjornalista.com/
Pois é! Obrigada :)
ExcluirSó li verdades, sério! Ótimo post =***
ResponderExcluirwww.omundodelua.com
Obrigada gabi! :*
ExcluirÉ bem isso mesmo hahahah seria muito fácil se a gente trabalhasse e ficasse rica né? Mas depois que a gente aprende a ganhar dinheiro tmb, não apra nunca.
ResponderExcluirBeijinhos
n. // Fashion Jacket
www.fashionjacket.com.br
sauhuahsua é mesmo Nah! Não paramos nunca...
ExcluirNossa, é bem isso mesmo! Hahah
ResponderExcluirGanhar bem e aprender a se organizar financeiramente são coisas que demandam tempo, dedicação e paciência. É normal a gente se atrapalhar um pouco logo que começa a ganhar o próprio dinheiro, mas depois as coisas vão se ajeitando! O dia de ser diva e rica ainda vai chegar! Hahah
Beijo
com certeza Anne! :DD
Excluirhahahah a realidade... Do mundo não é a realidade alternativa em nossas cabeças, mas também é boa de se viver, depois de um longo período de adaptação, conseguimos. Eu, acho!
ResponderExcluirÉ verdade! Ela também é boa :)
ExcluirNossa, é bem assim hahahha! A que mais tem a ver comigo é essa de comer todos os dias coisas diferentes. Tinha esse sonho em relação ao vale-refeição também hahaha
ResponderExcluirRed Behavior
hahaha puxa quer dizer até com VA não dá??? #XORANDOO
ExcluirAdorei o post Suzana rs, as vezes ficamos no "mundo dos sonhos" e a realidade é bem diferente, o ciclo vicioso do consumo acontece com todo mundo né? Preciso melhorar isso haha.
ResponderExcluirBeijos
http://diadespa.blogspot.com.br/
haha sim! Acontece!
Excluirgostei muito boa dica de como ter uma renda extra eo que eu realmente procuro
ResponderExcluir=)
Excluir